Vão até o próximo sábado, 22, ações educativas, presenciais e virtuais – entre palestras, mediações em exposição e oficinas – em referência ao Dia Nacional dos Museus, celebrado amanhã (18). A programação faz parte da 20ª Semana Nacional dos Museus e, em Fortaleza, ocorre no Museu da Cultura Cearense (MCC) e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Mauc).
Esta mostra, gratuita, aberta ao público e que ocorre em todo Brasil, é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e integrada pelos museus do Dragão do Mar. Nesta edição, o tema tratado é “O Poder dos Museus.” Além de programação presencial em escola inscrita, a programação inclui ações nas redes sociais, debates ao vivo no canal YouTube da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e outras atividades na exposição “Vaqueiros” do MCC.
As agendas, em quase suas totalidades, são acessíveis em Libras. Nesta quarta-feira, 18, a partir das 15h com transmissão ao vivo no YouTube da Secult-CE, o jornalista cego Carlos Viana, integrante do projeto Acesso, mediará um bate-papo sobre o tema “Acessibilidade Cultural: como implementar?” O historiador José Ednilson e Lara Lima, também integrante do Projeto Acesso do MCC, discutem a acessibilidade no campo dos museus e a importância e obrigatoriedade da equidade no meio, convidando o público a refletir sobre ações inclusivas e a propor soluções.