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18 de maio de 2024

Dia das Mães deve movimentar R$ 393 milhões em compras em Fortaleza

Estudo da Fecomércio Ceará sobre o potencial de consumo na capital cearense mostra a data como a segunda mais importante para o comércio local, atrás apenas do Natal
O Dia das Mães é considerada a segunda data comemorativa mais importante para o comércio da Capital. Foto: Divulgação/ Ascom Fecomércio Ceará

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Com a chegada de maio e a aproximação do Dia das Mães, no próximo dia 12, as previsões indicam um cenário próspero para o comércio varejista de Fortaleza. Dados da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, a data promete movimentar R$ 393 milhões em compras na capital cearense. Os trabalhos foram conduzidos pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

Esse valor estimado confirma o Dia das Mães como a segunda data mais importante para o comércio local, atrás do Natal, impulsionando segmentos significativos da atividade varejista, como artigos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria.

CRESCIMENTO POTENCIAL

Em comparação com a pesquisa realizada em 2023, é observado um crescimento de 11,3% no potencial de faturamento para o Dia das Mães deste ano, sinalizando uma retomada vigorosa do consumo após um período de baixa atividade no varejo no início de 2024.

Segundo a pesquisa, 53,6% dos entrevistados planejam comprar presentes para a ocasião. Os produtos mais citados incluem artigos de vestuário e acessórios (41,7%), cosméticos e itens de perfumaria (37,7%), calçados (11,6%), chocolates, doces, bombons (9,4%), flores (6,3%) e eletroportáteis (6%).

Além disso, a intenção de celebração é alta, com 54,5% dos entrevistados planejando comemorar a data. A maioria dessas celebrações (73,2%) ocorrerá em casa, com familiares ou amigos, indicando uma valorização do ambiente familiar durante as festividades.

GASTO MÉDIO

O gasto médio projetado por presente é de 265 reais, com a maioria dos entrevistados (55,8%) optando por pagamentos à vista. No entanto, 41,9% preferem o cartão de crédito, evidenciando uma disposição para parcelamento ou benefícios de programas de fidelidade.

LOCAIS DE COMPRA

Os locais de compra preferidos incluem shopping centers (42,3%), lojas de rua e galerias comerciais (25,6%) e centros comerciais (21,4%), sugerindo a importância de estratégias de marketing específicas para cada tipo de estabelecimento. Quanto aos dias semana para a realização das compras, a maioria não tem um específico em mente, entretanto o sábado aparece como o preferido, seguido por sexta-feira e domingo.

OPORTUNIDADE 

Conforme o IPDC, a pesquisa oferece uma visão abrangente do cenário de consumo para a abertura do calendário de datas comemorativas na capital cearense. Os resultados destacam oportunidades para varejistas e prestadores de serviços adaptarem as estratégias, alinhando-se às expectativas e preferências dos consumidores locais para otimizar o desempenho durante esse período festivo.

Fernando Barbosa

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