Voltar ao topo

18 de maio de 2024

Ceará lança projeto para formação de profissionais na área de energias renováveis

O principal objetivo é dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Na primeira fase, a iniciativa prevê habilitar 1.050 multiplicadores para instruir e formar futuros técnicos
O Projeto H-Tec será lançado no Museu da Imagem e do Som (MIS) nesta segunda-feira (6). Foto: Hiane Braun/ Governo do Ceará

Compartilhar:

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lança nesta segunda-feira (6) o Projeto H-Tec – Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis no Ceará. O evento será realizado no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), localizado na Avenida Barão de Studart, 410, bairro Meireles, a partir das 9h30, e contará com as presenças do governador Elmano de Freitas (PT) e da titular da Secitece, Sandra Monteiro, entre outras autoridades.

O projeto tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados, contando com parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Além disso, conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Na primeira fase, a iniciativa prevê habilitar 1.050 multiplicadores para instruir e formar futuros técnicos.

CEARÁ COMO REFERÊNCIA

O lançamento acontece poucos dias após o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitar o Complexo Industrial e Prontuário do Pecém (CIPP). A agenda aconteceu na última sexta-feira (3). Na oportunidade, o titular destacou o potencial do Pecém na transição energética. “É uma alegria poder vir visitar o Porto do Pecém, discutindo ações e investimentos que serão fundamentais para o crescimento econômico e para o desenvolvimento da região, não apenas para o Ceará, mas sobretudo para o Nordeste. O Porto do Pecém hoje é uma referência no mundo, especialmente na agenda ambiental. A gente espera cada vez mais compartilhar experiências, porque não tenho dúvidas de que o Porto do Pecém será destaque na indústria do hidrogênio verde e a gente quer exportar essa tecnologia para toda a Europa, para outros países. Isso vai estimular ainda mais o crescimento econômico da região”, destacou o ministro, na oportunidade.

O presidente do Porto do Pecém, Hugo Figueirêdo, ressaltou a oportunidade de apresentar as estratégias de desenvolvimento do Complexo do Pecém baseada na transição energética. “O ministro saiu daqui muito convencido de que estamos diante de uma realidade em construção e que é preciso que o Brasil, através do Congresso e do próprio poder executivo, esteja envolvido nesse processo de regulamentação do hidrogênio verde. Entendendo que é uma oportunidade que o Brasil tem de se inserir de forma significativa na economia mundial, nessa cadeia de energias renováveis e de hidrogênio verde. E, dessa forma, transformar a economia do estado do Ceará, do Nordeste e do próprio Brasil, trazendo mais empregos, mais industrialização verde, mais oportunidade de trabalho e de desenvolvimento para os brasileiros”, evidenciou o presidente.

O Complexo do Pecém comporta grandes frentes industriais, como a ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil, que possui uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos e que receberá empresas que irão produzir H2V no Pecém. Atualmente, o hub conta com seis pré-contratos assinados com as empresas AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortecue, Voltalia e outra que ainda não quer divulgação de seu nome. Entre as negociações, existem mais de 35 memorandos de entendimento assinados. Somente esses pré-contratos assinados somam US$ 8 bilhões em investimentos até 2030. Isso deve duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região, que hoje é de 80 mil.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto H-TEC: Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis no Ceará

  • Data: 6/5/2024 (segunda-feira)
  • Horário: 9h30
  • Local: Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS) (Avenida Barão de Studart, 410, Meireles)
Fernando Barbosa

[ Mais notícias ]