Voltar ao topo

18 de maio de 2024

Líder do Governo apresenta projeto para criar Programa de Turismo Ferroviário no Ceará

O projeto, lido no plenário nesta terça-feira, 2, segue agora para Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Foto: Reprodução / Alece

Compartilhar:

Começou a tramitar nesta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um projeto de indicação que trata sobre a criação do Programa Turismo Ferroviário do Estado do Ceará. O projeto nº 293/2023, de autoria do deputado e líder do governo na Casa, Romeu Aldigueri (PDT), visa promover o resgate histórico e cultural da instalação das ferrovias no território cearense.

Conforme texto do projeto, para sua consecução será necessária a realização de parcerias entre a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), prefeituras municipais, organismos federais responsáveis pela administração do acervo ferroviário existente no Estado, além de setores da iniciativa privada.

Ainda conforme texto do projeto de indicação, a economia estadual teria ganhos por meio do desenvolvimento do turismo, favorecendo dessa forma a geração de oportunidades de emprego e renda no âmbito estadual, por intermédio da elaboração de roteiros a lugares e equipamentos vinculados à história da rede ferroviária ainda existentes no território cearense, acompanhados de profissionais qualificados para a realização da abordagem histórico-cultural.

Em sua justificativa, Romeu ressalta a importância da proposta e cita localidades que poderão ser atendidas. “O Programa propiciará o surgimento de emprego e renda capaz de melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo nas mais diversas localidades onde a ferrovia foi instalada, como em Sobral, Camocim, Granja, Crateús, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Crato e em muitas outras cidades que vivenciaram os efeitos dos apitos dos trens”.

Aldigueri destaca ainda na justificativa que “o advento das ferrovias no Ceará remonta à segunda metade do século XIX, provocando inúmeras transformações em vilas e cidades por onde passavam os vagões, conectando mais rapidamente essas localidades com a capital e dando, assim, nova dinâmica ao ambiente social e econômico da época. Em suma, essa é uma história que merece ser contada, como ingrediente essencial em uma política de turismo com forte cunho histórico e cultural”.

O projeto, lido no plenário nesta terça-feira, segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Caso seja aprovado, os entes responsáveis pela elaboração do Programa deverão incentivar a realização de feiras de negócios voltados ao turismo no sentido de estimular o potencial artístico e empreendedor das comunidades locais. Por se tratar de um projeto de indicação, caberá ao Executivo, em caso de aprovação pelos deputados, retornar a proposta à Casa no formato de projeto de lei.

Anderson Alves

[ Mais notícias ]