A consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história será liberada pela Receita Federal nesta sexta-feira (22). Ao todo, 8.749.992 contribuintes terão direito a R$ 16 bilhões.
O pagamento inclui o primeiro lote da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 e restituições residuais de anos anteriores.
Segundo a Receita Federal, o volume recorde foi alcançado por causa da rapidez no processamento das declarações e do avanço das ferramentas de modernização e automação utilizadas pelo órgão. A expectativa é ampliar a eficiência nos próximos anos.
Ainda de acordo com o Fisco, o primeiro lote de 2026 representa cerca de 40% de todas as restituições previstas para este ano, tanto em valores quanto na quantidade de beneficiados.
PRIORIDADE
Do total de R$ 16 bilhões, R$ 8,64 bilhões serão destinados aos contribuintes com prioridade legal no recebimento. Também entram nesse grupo pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição por Pix.
A divisão dos pagamentos contempla 4.959.431 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo Pix; 2.256.975 pessoas entre 60 e 79 anos; 1.054.789 trabalhadores cuja principal fonte de renda é o magistério; 256.697 idosos acima de 80 anos; e 222.100 cidadãos com deficiência física ou mental ou doença grave.
Nesse lote, nenhum contribuinte sem prioridade receberá restituição. A medida ocorre após a redução do número de lotes regulares de pagamento, que passou de cinco para quatro neste ano.
A consulta pode ser realizada no portal da Receita Federal. O acesso deve ser feito na área Meu Imposto de Renda e, depois, no campo Consultar a Restituição. O procedimento também está disponível no aplicativo oficial do órgão para celulares e tablets.
PAGAMENTO
O depósito da restituição ocorrerá em 29 de maio, último dia para entrega das declarações do IRPF 2026. O valor será creditado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte na declaração.
Quem não estiver na lista precisará acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para consultar o extrato da declaração.
Caso exista alguma pendência, será possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for depositada por causa de conta desativada ou outro problema bancário, os recursos ficarão disponíveis para resgate durante um ano no Banco do Brasil.
Depois desse prazo, o pedido deverá ser feito pelo Portal e-CAC.
O agendamento do crédito poderá ser realizado em qualquer conta bancária no nome do contribuinte, por meio do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001, para capitais; 0800-729-0001, para demais localidades; e 0800-729-0088, destinado a deficientes auditivos.
Com informações da Agência Brasil.
