Para o deputado Fernando Hugo (PSD), a “briga” entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, evidenciada por embates entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito José Sarto (PDT), acaba prejudicando a população. Segundo o parlamentar, ao OPINIÃO CE, a Prefeitura de Fortaleza deveria “abrir os olhos e pensar no povo”. Ainda conforme o deputado, a gestão municipal está fazendo um ato “não de adversidade política, mas de irracionalidade comportamental”.
Os Executivos do Ceará e de Fortaleza vivem uma briga política que parece não ter fim. Tal conflito, aliás, já vem de antes das eleições de 2022, quando o PDT decidiu pela candidatura de Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Estado, no lugar de uma possível reeleição da então governadora Izolda Cela (sem partido), que deixou a legenda em meio ao imbróglio. A decisão marcou o início da ruptura entre o PT e o PDT no Ceará.
José Sarto, prefeito de Fortaleza, compõe a ala pedetista da qual RC faz parte. Desde o início do Governo Elmano de Freitas, a Prefeitura e o Executivo estadual vivem em um conflito constante. O primeiro encontro entre as duas gestões ocorreu apenas em agosto, oito meses após o petista assumir o cargo. Após a reunião, Sarto chegou a dizer que não havia intriga, e que caso alguma discussão surgisse, ela seria resolvida pessoalmente, em ligação entre os dois.
PSD
Fernando Hugo é um dos três parlamentares do PSD na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O partido, junto ao PSB, passou a compor a base governista de Elmano no último mês de agosto. A legenda, aliás, ocupava cargos na Prefeitura de Fortaleza antes de ingressar no Governo do Estado.
