Após reunião com governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira, 2, no Palácio da Abolição, o prefeito José Sarto (PDT) disse que as portas do Governo estão “escancaradas” para a gestão municipal. A fala foi feita em entrevista coletiva logo após a primeira reunião com o governador. Ele foi o primeiro prefeito a ter este momento com Elmano, com quem vem protagonizando uma série de atritos. “Essencialmente, a gente definiu estabelecer um grupo liderado pela secretaria do governo da Prefeitura e pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, onde eles, a partir de agora, já vão formar equipes técnicas, principalmente na área da saúde e segurança pública, para definir quais parcerias a gente deve manter, inaugurar, fomentar, aqui em Fortaleza”, disse Sarto.
“Há divergências com relação a alguns números que são apresentados, tanto da parte do Município, quanto da parte do Estado. Este grupo já foi estabelecido e eles vão começar a trabalhar. A partir daí, é reunir as equipes técnicas de cada área, saúde e segurança, priorizando estes dois itens que são pilares da necessidade aqui em Fortaleza e, na sequência, detalhar”.
O conflito entre Prefeitura e Governo se intensificaram após a Prefeitura de Fortaleza afirmar que assumirá a revitalização da Ponte dos Ingleses, na fase da obra que caberia ao Estado. Com o levantamento feito pelas equipes técnicas, Sarto disse que um dos objetivos do grupo técnico será, também, “preservar o que já foi pactuado”. O prefeito ressaltou ainda que, caso haja “qualquer divergência de parte a parte, ai nós, governador e prefeito, entraremos em conversa para tentar ver o que é consensual para tocar para frente, para ao final, o interesse meu e do governador, é que o fortalezense seja atendido”.
CLIMA ENTRE SARTO E ELMANO
Em relação ao clima de inimizade com Elmano, Sarto descartou qualquer hipótese de intriga. “Muita gente se nutre como um corpo, desse lenga-lenga, mas a mim, e eu tenho certeza que ao governador, não vai intrigar, porque a gente pactuou que qualquer intriga, qualquer fomento de discussão, será resolvido pessoalmente, ligando para o governador ou o governador me ligando”, apontou. O prefeito destacou ainda que tem uma relação institucional a ser preservada com Elmano e que esta relação não será destruída por “fofocas ou intrigas”.
“Não é momento para fazer discussão política. O governador é de todos os cearenses, com muitos problemas para resolver, assim como eu, prefeito da 4ª capital mais populosa do Brasil, temos muitos problemas a se preocupar, para gastamos tempo com fofoca”.
Além do prefeito de Fortaleza, o governador recebeu, também nesta quarta-feira, 2, gestores de municípios da Grande Fortaleza: o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), prefeito de Chorozinho, Júnior Castro (sem partido), prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL) e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles (PT). Conforme o Executivo Estadual, este é o primeiro encontro com gestores municiais, no qual Elmano afirmou que planeja receber gestores de todos os 184 municípios do Estado. “Nosso governo será sempre pautado no diálogo e no respeito com todos e todas”, publicou Elmano nas redes sociais.