O líder do Governo de Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), vem recebendo acenos para se filiar ao PT. Nesta sexta-feira, 8, um gesto ficou ainda mais explícito. Em evento do PT em Ocara, no interior do Ceará, o deputado federal José Guimarães (PT) se dirigiu a Aldigueri sobre uma possível filiação. “Até perguntei para ele: ‘quando é que vossa excelência vai se filiar ao PT?’“, disse Guimarães.
Aldigueri, assim como Evandro Leitão, que deixou recentemente o partido, faz parte de uma ala do PDT mais ligada a Elmano. Além disso, antigos líderes do Governo do Estado na Alece já traçaram o caminho proposto por Guimarães a Aldigueri.
O último líder do Executivo estadual na Alece antes de Aldigueri havia sido o deputado Júlio César Filho. Julinho, como é conhecido, era filiado ao Cidadania, mas a ligação com o então governador Camilo Santana (PT) o fez dirigir-se ao PT, na janela de 2022. Augusta Brito, vice-líder do Governo Estadual durante seu mandato como deputada estadual e atual vice-líder do PT no Senado, também trocou de partido no ano passado. Augusta era filiada ao PCdoB, mas, no mês de março, mudou de legenda, se filiando ao PT.
ELOGIOS DE ELMANO
Segundo Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, o governador Elmano tem enaltecido Aldigueri. “Estava com o Elmano no sábado, e ele estava te elogiando. E ele [Aldigueri] não é do PT não, mas dá conta do recado”, contou o parlamentar aos. Os elogios, aliás, não são de mão-única. Ainda na plenária, Aldigueri utilizou sua fala para exaltar o trabalho de Elmano à frente do Executivo cearense. “O governador Elmano, em apenas oito meses de Governo, construiu duas marcas muito fortes: o Programa Ceará Sem Fome, que serviu de referência [presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o Brasil Sem Fome], e a redução das filas de cirurgias nos Hospitais do Estado”.
O aceno ocorreu durante plenária do PT no município de Uruoca, no Litoral Norte do Estado, nesta sexta-feira, 8. Na ocasião, líderes do partido no Estado como Antônio Filho, conhecido como “Conin” (PT), presidente do PT Ceará; Moisés Braz (PT), secretário estadual do Desenvolvimento Agrário; e a senadora Augusta Brito, estavam presentes.
EVANDRO LEITÃO
Outro importante nome da política cearense, Evandro Leitão, presidente do Legislativo estadual, já deixou o PDT, e vê no PT uma possibilidade de filiação. Evandro anunciou a sua desfiliação ao Partido Democrático Trabalhista na última semana de agosto. O processo de desfiliação foi desgastante, e em mais de uma ocasião, o deputado agora sem partido assumiu ter se sentido “perseguido” dentro da sigla.
Evandro é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2024. O parlamentar, aliás, já foi procurado por no mínimo três partidos, incluindo o próprio PT. Outra possibilidade partidária do presidente do Legislativo é o PSB, liderado hoje por Eudoro Santana, pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT), principal liderança do bloco governista.
