Menu

Ivo sai em defesa de Izolda: ‘ataques covardes e infundados’ na ‘obsessão pelo poder’

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), irmão e Ciro e Cid Gomes, saiu em defesa da governadora Izolda Cela (sem partido) em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira, 7, após início de um verdadeiro cabo de guerra entre o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e a mandatária. Na publicação, Ivo se solidarizou com Izolda “diante dos ataques covardes e infundados daqueles que perderam o limite na obsessão pelo poder”. O prefeito não cita nominalmente Roberto Cláudio, que tem feito críticas à chefe do Executivo.

“À repulsiva moda Bolsonaro, inventam mentiras e passam a repeti-las na tentativa inútil de as transformarem em verdades e com isso enganarem as pessoas. Não passarão”, finaliza Ivo.

Durante esta quarta-feira, uma série de eventos fez crescer o clima tenso entre os dois ex-correligionários. Também pelas redes sociais, Izolda havia rebatido acusações de Roberto Cláudio de que o Governo teria beneficiado prefeitos cearenses em troca de vantagem política para Elmano de Freitas (PT), candidato ao Abolição, e Camilo Santana (PT), que concorre ao Senado Federal. “Tenho visto, com surpresa, declarações absurdas do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre o procedimento ético do nosso Governo”.

“Cabe-me o dever de afirmar que não são verdadeiras. E são também covardes e irresponsáveis, na medida em que desvirtuam os fatos“, disse Izolda.

Leia também | Ivo Gomes declara apoio a Camilo Santana na disputa ao Senado

Foto: Reprodução/Instagram

Entenda

A troca de farpas entre Izolda e Roberto Cláudio veio após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no início da semana que suspendeu repasses do Executivo estadual a municípios durante as eleições. A mandatária diz que a ação não afeta convênios já em andamento no Ceará e que os movimentos empreendidos pelo Governo junto aos municípios são cumpridos “absolutamente dentro do que determina a lei”. O PDT, por sua vez, contesta a informação em nota enviada ao OPINIÃO CE.

A decisão do TRE-CE veio após ação movida pelo partido por suposta interferência política junto aos municípios de olho no pleito eleitoral deste ano.

“Não bastasse estar protagonizando um escândalo eleitoral como há muitos anos não acontece no Ceará, o Governo do Estado decidiu dobrar a aposta, emitindo uma nota oficial que desrespeita simultaneamente a verdade dos fatos, a autoridade da Justiça e, de forma especial, a população cearense”, diz nota do PDT enviado à reportagem.

“Após ser punido pela Justiça por assinar convênios ilegais em vários municípios – que caracterizam deslavado uso do dinheiro público em favor do candidato Elmano de Freitas – o Governo do Estado, em lugar de esclarecer os fatos à opinião pública, usou a nota oficial para mandar um recado falso e pouco sutil aos prefeitos, de que os recursos continuarão sendo repassados, não obstante o bloqueio decretado pela Justiça”, aponta, em referência à nota publicada por Izolda na manhã de terça-feira, 6.

Ainda conforme o partido, o Governo do Estado “não apenas demonstra sua disposição de reincidir na irregularidade como também de confrontar o poder da Justiça”. O PDT diz, ainda, que a suposta presença de “fortes indícios de ilegalidade na utilização da máquina pública” pode, inclusive, acarretar na inelegibilidade dos envolvidos.

“Dentro do que determina a lei”

Na quarta-feira, a governadora se posicionou novamente sobre o assunto. Pelas redes sociais, o ex-governador e candidato ao Senado Federal, Camilo Santana (PT), também citado na ação do PDT, se manifestou em favor de Izolda. “Minha solidariedade à querida governadora Izolda Cela, atacada de forma injusta e oportunista. É preciso mais respeito na política”, escreveu o petista. Outro que saiu em defesa da governadora foi o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), que disse estar “indignado” com a situação.

“Estou indignado com a atitude absurda de Roberto Claudio e do PDT, que tentam gerar o caos e criar confusão financeira, questionando na justiça os repasses dos convênios firmados com os municípios do Ceará. Trata-se de uma jogada meramente política e eleitoral em benefício próprio e de sua campanha, prejudicando milhares de famílias que seriam beneficiadas com as obras e projetos desses convênios.

RC e Domingos

Logo após publicação de Izolda, Roberto Cláudio rebateu: “A governadora não tem que se justificar para mim, tampouco me atacar. Ela, juntamente com os seus candidatos, Elmano e Camilo, têm que se defender mesmo é perante a justiça e se explicar, de fato, ao povo do Ceará”, disse. Logo após, o vice na chapa ao Governo do Estado pelo partido, Domingos Filho (PSD), também se manifestou sobre o assunto, em tom de acusação.

“Os petistas Camilo Santana e Elmano Freitas devem mesmo ser solidários com a governadora Izolda Cela pelos crimes eleitorais que ela comete para atendê-los”.

Ele diz ainda que, “na defesa de eleições limpas”, deve “denunciar os abusos e ilegalidades cometidas a luz do dia e sem qualquer cerimônia, com o objetivo de cooptar Prefeito(s) com recursos públicos estaduais em pleno período eleitoral. Parabéns a Justiça Eleitoral por coibir essa prática que remonta aos sombrios tempos dos coronéis da política”.

Deixe um comentário