Menu

Sarto anuncia posse de novos guardas municipais e compra de 400 armas

Posse da primeira turma aprovada no concruso. Foto: Natinho Rodrigues/OPINIÃO CE

O prefeito Sarto anunciou, nesta terça-feira (25), em live nas redes sociais, a posse de mais 255 profissionais aprovados no concurso da Guarda Municipal. O momento acontecerá no Ginásio Paulo Sarasate, na quinta-feira (27). Segundo a Prefeitura, até o fim do ano, 1.000 novos agentes estarão atuando nas ruas de Fortaleza, que se tornará a terceira maior Guarda Municipal do País. O prefeito também reafirmou o reforço no armamento dos profissionais, com a aquisição de 400 novas armas de fogo.

O anúncio veio, segundo a gestão municipal, após episódios de violência ocorridos na última sexta-feira (21), incluindo uma tentativa de chacina na Areninha do Barroso.

No sábado (22), Sarto visitou o Instituto José Frota (IJF) para prestar apoio às vítimas do ocorrido internadas no local e agradecer ao trabalho realizado pela equipe multiprofissional da unidade. Das oito crianças internadas, três receberam alta e outras cinco seguem recebendo os cuidados necessários na unidade. “Eu me pronunciei algumas vezes pela imprensa e pelas redes sociais, mas acho que nessas horas o mais importante é presença e ação. O foco da Prefeitura deve ser política de inclusão e prevenção”, declarou Sarto.

INVESTIMENTO

No fim de maio, Sarto endossou, durante solenidade no Ginásio Paulo Sarasate com a primeira turma de aprovados no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza, medidas para combate à criminalidade. Na oportunidade, ele anunciou a instituição do programa Mais Segurança, que prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha. Também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas.

Por meio do programa Mais Segurança, a Guarda Municipal irá realizar blitze no transporte público e aprimorar o sistema de videomonitoramento, que hoje dispõe de 7 mil câmeras em diferentes pontos da cidade. Ao citar a aplicação de R$ 1,3 bilhão em segurança pública desde o início da gestão, o prefeito detalhou os investimentos em políticas sociais para prevenir e violência, como caminho para uma sociedade menos violenta e menos desigual.