Voltar ao topo

19 de janeiro de 2025

Em solenidade de posse, Sarto diz que vai treinar e armar Guarda Municipal

Em discurso, ele anunciou o programa Mais Segurança, que prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha
Cerimônia aconteceu na quarta-feira (29). Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

O prefeito José Sarto (PDT) empossou, nesta quarta-feira (29), em solenidade no Ginásio Paulo Sarasate, a primeira turma de aprovados no Concurso da Guarda Municipal de Fortaleza, com 219 agentes. Em discurso, ele anunciou o programa Mais Segurança, que prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha. Atualmente, a Guarda Municipal conta com 800 agentes que já possuem porte de arma de fogo e, portanto, estão aptos a atuar com esse tipo de equipamento. De acordo com o prefeito, o Município já está em processo de aquisição para 400 novas armas.

Também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas. Por meio do programa Mais Segurança, a Guarda Municipal irá realizar blitze no transporte público e aprimorar o sistema de videomonitoramento, que hoje dispõe de 7 mil câmeras em diferentes pontos da cidade. Sarto enfatizou ainda que a Prefeitura inaugurou, já neste mês de maio, a nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Benfica.

Ao citar a aplicação de R$ 1,3 bilhão em segurança pública desde o início da gestão, o prefeito detalhou os investimentos em políticas sociais para prevenir e violência, como caminho para uma sociedade menos violenta e menos desigual.

“Eu sou filho da escola pública. Mas hoje não basta investir em educação e na formação dos nossos jovens para garantir que as famílias possam melhorar de vida e realizar os seus sonhos. Não basta fazer Areninhas, não basta construir escolas de ensino integral e promover os nossos professores, não basta construir novos Cucas, não basta fazer o Passe Livre para todos os estudantes. Nada disso basta, porque nos últimos 10 anos Fortaleza passou a enfrentar um novo inimigo, que aterroriza os bairros populares e que, por onde passa, espalha droga, vício e morte: as facções criminosas”, argumentou.

CONCURSO

O Concurso da Guarda Municipal ofertou, ao todo, 1.000 vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência e 200 para pessoas negras e pardas. A remuneração é de R$ 3.152,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo ainda auxílio-alimentação e vantagens inerentes por desempenho da função. A solenidade desta quarta-feira deu posse à primeira turma de aprovados. Entre os 219 que tomaram posse, 160 concorreram na ampla concorrência, mais de 40 como pessoas pretas ou pardas e mais 12 pessoas com deficiência. No último dia 15 de maio, a turma assinou o Termo de Posse na sede da Sesec após os candidatos serem aprovados pela Perícia Médica do Instituto de Previdência do Município.

Todo o curso de formação foi realizado em Fortaleza, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, pelo período de dois meses. Nele, foram ministradas disciplinas como conhecimentos jurídicos e específicos sobre a Guarda Municipal; técnicas de busca, algemação e abordagem a pessoas e veículos; condicionamento físico; geoprocessamento de informações criminais, urbanas, socioeconômicas e a atuação local; noções de segurança cidadã; uso seletivo da força; técnicas de acolhimento e mediação cidadã; prestação de assistência a pessoa em situação de vulnerabilidade; rotina operacional de serviço em postos fixos e de serviço móvel; legislação internacional sobre direitos humanos, entre outras.

[ Mais notícias ]

Fim da Taxa do Lixo: Refis passa a valer nesta segunda-feira (20)

O valor de cada parcela será fixo e não poderá ser inferior a 70 reais, com vencimento no último dia útil de cada mês. O parcelamento será cancelado caso o contribuinte não pague três parcelas, seguidas ou não, ou se atrasar qualquer parcela por mais de três meses