Menu

Programa Meu Celular já recuperou mais de 3,7 mil aparelhos, diz delegado da Polícia Civil

Delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez. Foto: Hellynara Fernandes/OPINIÃO CE

Lançado em abril deste ano pelo Governo do Ceará, o Programa Meu Celular já recuperou, em seis meses, mais de 3.700 aparelhos celulares. Desses, mais de 3.300 aparelhos já foram devolvidos aos seus respectivos donos. As informações foram repassadas pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, em entrevista exclusiva ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE.

Na próxima segunda-feira (21), às 15h, o governador Elmano de Freitas (PT) vai divulgar o balanço dos seis meses do programa, na sede da PCCE, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Até o mês de agosto, 2.700 haviam sido recuperados, como apresentado em uma solenidade pelo governador Elmano de Freitas (PT).

Você pode conferir a entrevista completa no canal do OPINIÃO CE no YouTube.

CAUTELA NA COMPRA DOS APARELHOS

Segundo Gutiérrez, o programa, “que veio para ficar”, é considerado um grande sucesso para as Forças de Segurança. “Tem conseguido entregar aquilo que foi proposto, de realmente devolver esses aparelhos aos seus verdadeiros donos”, disse, ressaltando que esta foi uma ação proposta por Elmano. Além disso, como explicou, o programa também busca orientar os consumidores a pregar cautela quando for adquirir um celular novo.

“Tem que se verificar a procedência desse aparelho, se tem nota fiscal, verificar também a confiabilidade do vendedor, da loja que está vendendo, é de confiança? O valor do aparelho está dentro do valor de mercado? Então, tudo isso são medidas que devem tomar quando vão comprar um aparelho celular”.

O delegado informou ainda que, caso a pessoa não siga essas recomendações, existe o risco dela receber mensagem da Polícia Civil notificando sua presença em uma delegacia, para prestar esclarecimento sobre a aquisição. Neste sentido, há a possibilidade do indivíduo que adquiriu o aparelho ter que devolver o celular, caso ele tenha sido comprado após um furto ou roubo.