Voltar ao topo

21 de janeiro de 2025

Programa Meu Celular já recuperou 2,7 mil aparelhos, diz Elmano

Os celulares foram devolvidos aos proprietários que foram vítimas de crimes de roubo e furto ou tiveram o bem extraviado de outra forma
O Meu Celular é um programa do Governo do Estado. Foto: Divulgação/ Ascom SSPDS

Compartilhar:

O Governo do Estado entregou, na manhã desta segunda-feira (12), um novo lote com aparelhos recuperados pelo programa Meu Celular. Desde o lançamento da ação, 2,7 mil celulares foram recuperados. Do total, 2.230 já foram devolvidos aos proprietários. Aproximadamente 500 celulares estão na remessa que começa a ser entregue a partir desta segunda-feira.

A ação aconteceu na sede da PCCE, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Os celulares foram devolvidos aos proprietários que foram vítimas de crimes de roubo e furto ou tiveram o bem extraviado de outra forma. Na cerimônia, estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, além de outras autoridades.

Na cerimônia, Elmano agradeceu o trabalho das forças de segurança e se desculpou com as vítimas. “Isso está acontecendo agora porque, em algum momento, nós falhamos. Deixo aqui minha solidariedade a vocês, que passaram por isso”, disse o chefe do Executivo. “É um momento importante pra gente. Peço que vocês espalhem isso porque, na medida que as pessoas perceberem que, ao se depararem com um celular barato, elas serão notificadas, elas não comprarão e o ladrão não vai poder vender [o aparelho]”.

A ferramenta foi lançada no começo de abril. Trata-se de uma ação de segurança que atende a uma reclamação constante da população e é inspirada em iniciativas que já operadas com sucesso em outros estados. “Agradecimentos às Forças de Segurança do Estado, ao Poder Judiciário, que nos permitem entregar o celular ao verdadeiro dono ou dona. É impagável ver a alegria das pessoas recebendo seu celular de volta. São trabalhadores e trabalhadoras que muitas vezes ainda estão pagando seu celular, que tiveram celular levado, e vão poder receber de volta”, afirmou Elmano de Freitas.

O titular da SSPDS, Roberto Sá, destacou a importância do programa para combater esse tipo de crime no estado, desarticulando redes criminosas e evitando que as pessoas comprem aparelhos furtados/roubados. “A orientação que fica é que as pessoas desconfiem muito quando um bem como o celular for oferecido com preço muito abaixo do preço de mercado”, pontuou.

Já o delegado-geral da PCCE falou sobre os resultados. “Além da gente combater a rede de receptação, combatemos o roubo e o furto, desestimulando esse tipo de crime. Depois do início do programa, em abril, nós tivemos redução por volta de 11% e 12%, no geral, desses crimes no estado. Em alguns recortes, tivemos redução em grandes eventos de 50% de roubos e furtos de celulares”, explicou. No Interior, os celulares recuperados estão sendo entregues nas delegacias.

COMO CADASTRAR

Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando os dados pessoais, a marca, modelo, Imei e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um boletim de ocorrência (BO) com o Imei, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela PMCE, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas. O celular será apreendido e a pessoa que estiver com o aparelho será conduzida à PCCE para os trâmites necessários que podem ser prisão, apreensão ou registro de termo circunstanciado de ocorrência (TCO), a depender da situação.

[ Mais notícias ]