Prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, estará em Brasília nesta segunda-feira (25) com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o governador Elmano de Freitas (PT), onde assinarão o Ato Autorizativo para início da Faculdade de Medicina de Baturité. A data foi escolhida pelo ministro em comemoração à libertação dos escravos no Ceará, em 25 de março, já que o curso será realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Uma das principais lideranças do Maciço, Hérberlh Mota marca mais uma vez sua gestão pelas mãos do governador Elmano, seu padrinho político, uma parceria que visa fortalecer a região. O gestor municipal tenta consolidar sua reeleição, pois tem o apoio de um arco de alianças formado por mais de 11 partidos políticos e o apoio Maciço de ex-prefeitos, vereadores, lideranças, formando um dos maiores grupos políticos da história de Baturité.
CAMPUS
Ainda em outubro do ano passado, Camilo anunciou o início do processo de implantação do curso de medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Em novembro, foi dado início ao processo de licitação da primeira etapa da construção da unidade. Na oportunidade do anúncio, Hérberlh Mota destacou que o equipamento garantirá dignidade para a população. “Garantindo dignidade ao povo de Baturité, que a partir da construção do Hospital Municipal vai ter um atendimento médico e hospitalar sendo realizado no próprio município, não precisando mais se deslocar para outras cidades”.
O curso é resultado de uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal e consiste em uma demanda antiga da população do Maciço de Baturité e faz parte da ampliação do processo de interiorização do ensino superior no Ceará. O objetivo é criar um centro de saúde e, além de medicina, ofertar também vários outros cursos na área. O equipamento vai disponibilizar a estrutura necessária para as aulas práticas na unidade. Conforme Camilo Santana, a ação faz parte de um plano de expansão de cursos importantes, como o de medicina, nas universidades federais do País.