Menu

Lula vem ao Ceará em setembro para anunciar unidade do ITA em Fortaleza, diz Camilo

Em 2023, cerca de 40% dos aprovados no ITA foram candidatos matriculados no Ceará. Foto: Reprodução/Base Aérea de Fortaleza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir ao Ceará até o fim de setembro para anunciar oficialmente a primeira base do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fora de São Paulo. No começo deste mês, os ministérios da Defesa e da Educação oficializaram um o acordo de cooperação para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do ITA ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao Instituto Tecnológico em Fortaleza.

A informação da vinda de Lula ao Ceará foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em evento nesta segunda-feira, 28, em Fortaleza.

“O presidente Lula está empolgado, assim como o ministro Mucio [Monteiro Filho], do Ministério da Defesa, ao qual o ITA é vinculado. Ele estará aqui, nesta semana, para visitar as instalações, porque a ideia é utilizar a Base Aérea [de Fortaleza] para ser a sede. Espero que até o final de setembro o presidente Lula venha ao Ceará para anunciar esse importante legado para o povo cearense, até porque a maioria dos alunos que passam no ITA são cearenses“, disse Camilo.

Cerca de 40% dos aprovados na seleção para o instituto são alunos do Ceará. Conforme o Governo do Estado, a instalação do campus ampliará a capacidade de desenvolvimento tecnológico e educação de alto nível na região Nordeste.

LULA NO CEARÁ

Também estava prevista para a próxima quinta-feira, 1º de setembro, uma agenda oficial de Lula em Fortaleza e no Interior do Estado. A agenda, no entanto, foi suspensa, segundo informou o líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT). Na capital cearense, o petista participaria da comemoração dos 25 anos do Crediamigo, do Banco do Nordeste, e, em seguida, visita as obras da Transnordestina, em Iguatu, no Centro-Sul do Estado.

Guimarães já havia adiantado, na última semana, que Lula visitaria o Ceará para acompanhar as obras do Novo PAC, entre elas, a Transnordestina. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou que, além do Ceará, estavam previstas visitadas as obras em Pernambuco.

PROCESSO DO ITA

Após a assinatura do acordo de cooperação, no começo do mês, os ministérios da Defesa e Educação designaram representantes institucionais para coordenar a execução do acordo. O objetivo é aprofundar estudos e levantamentos técnicos com vistas à definição da estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. O tema da expansão do ITA já vinha sendo alvo de discussões em reuniões entre representantes dos ministérios envolvidos e as lideranças da Força Aérea Brasileira.

O acordo de cooperação tem por objetivo ampliar a oferta de cursos e oportunidades educacionais na área de tecnologia e engenharia no Ceará. Conforme o Ministério da Educação, a ação busca criar uma infraestrutura sólida e eficaz para o ensino superior de qualidade em áreas estratégicas no Estado, como engenharia e tecnologia. O acordo representa um compromisso mútuo para explorar o potencial educacional da região e fornecer uma plataforma para a formação de profissionais altamente qualificados, construindo dessa forma oportunidades para os estudantes cearenses.

Com colaboração de Felipe Nóbrega.