Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Primeira unidade do ITA fora de São Paulo vai ser instalada na Base Aérea de Fortaleza

Ainda não foi divulgado quando a unidade começa a operar e quantas vagas serão disponibilizadas
Foto: Luís Fortes/MEC

Compartilhar:

Os ministérios da Defesa e da Educação oficializaram, nesta sexta-feira, 4, o acordo de cooperação para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao ITA no Ceará. A cerimônia de assinatura contou com as presenças dos ministros da Educação, Camilo Santana (PT); da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; do Brigadeiro Damasceno, comandante da Aeronáutica; e do governador Elmano de Freitas (PT).

Segundo o ministro Camilo Santana, a ideia é aproveitar a Base Aérea de Fortaleza para instalação da unidade do ITA no Ceará. Ainda não foi divulgado quando a unidade começa a operar e quantas vagas serão disponibilizadas.

“Essa será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, em São Paulo, onde o ITA se tornou uma referência na educação superior brasileira. Nossa ideia é aproveitar a Base Aérea de Fortaleza para instalação da unidade do ITA no Ceará, que trará mais oportunidades para jovens brasileiros cursarem uma universidade de ponta”, disse Camilo após a assinatura.

Pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou a assinatura do acordo. “O nosso estado já apresenta resultados muito positivos no vestibular do ITA que, atualmente, é considerado o mais concorrido do Brasil, sendo uma referência no ensino de engenharia no País. Cerca de 40% dos aprovados na seleção para o instituto são alunos do Ceará. A instalação do campus ampliará a capacidade de desenvolvimento tecnológico e educação de alto nível na nossa região”, destacou.

PRÓXIMOS PASSOS

Nos próximos dias, os ministérios da Defesa e Educação vão designar representantes institucionais para coordenar a execução do acordo. Serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica; e cinco representantes do MEC, dois deles do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A proposta visa aprofundar estudos e levantamentos técnicos com vistas à definição da estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia.

O tema da expansão do ITA tem sido alvo de discussões em reuniões entre representantes dos ministérios envolvidos e as lideranças da Força Aérea Brasileira.

O acordo de cooperação tem por objetivo ampliar a oferta de cursos e oportunidades educacionais na área de tecnologia e engenharia no Ceará. Conforme o Ministério da Educação, a ação busca criar uma infraestrutura sólida e eficaz para o ensino superior de qualidade em áreas estratégicas no Estado, como engenharia e tecnologia. O acordo representa um compromisso mútuo para explorar o potencial educacional da região e fornecer uma plataforma para a formação de profissionais altamente qualificados, construindo dessa forma oportunidades para os estudantes cearenses.

[ Mais notícias ]