54% dos brasileiros são contra o Congresso Nacional anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Já 39% são favoráveis ao perdão, enquanto 2% afirmam ser indiferentes e 4% não souberam opinar. É o que indica a pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (13).
Confira:
- Contra: 54%;
- A favor: 39%;
- Indiferente: 2%;
- Não sabem: 4%.
Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro, contando com 2.025 pessoas de 113 municípios do país.
A pesquisa do Datafolha ainda mostrou que 50% dos entrevistados apoiam a prisão de Bolsonaro. Outros 43% são contra e 7% não souberam responder.
Em outro questionamento, foi revelado que 50% das pessoas acreditam que Bolsonaro será preso, 40% acham que não e 10% não sabem.
Em relação aos condenados pelos ataques à Sede dos Três Poderes do dia 8 de janeiro de 2023, 61% afirmaram ser contrários a qualquer tipo de perdão. Já 33% são a favor, 5% não sabem e 1% são indiferentes.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na última quinta-feira (11), Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por cinco crimes relacionados à trama golpista. São eles:
-
Organização criminosa;
-
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
-
Tentativa de golpe de Estado;
-
Dano qualificado;
-
Deterioração de patrimônio.
A decisão do STF intensificou a disputa em torno do projeto de anistia no Congresso Nacional.
