Ainda na luta para conseguir uma classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste, o Ceará enfrenta o Treze, da Paraíba, pela sétima rodada da Copa do Nordeste 2024. As equipes disputam o jogo no Estádio Amigão, localizado em Campina Grande, às 16 horas deste domingo (24). Tanto o Vovô quanto o Galo duelaram no meio desta semana contra seus maiores rivais, com o Ceará levando a melhor no Clássico Rei, diante do Fortaleza, por 1 a 0, chegando aos 9 pontos no grupo A. Já o Treze ficou apenas no empate no Clássico Tradição, contra o Botafogo-PB, em 1 a 1, alcançando os 6 pontos.
Ambas as equipes estão na beira da zona de classificação, em quinto lugar, e entrarão em campo sabendo que o jogo é fundamental para sonhar com o avanço de fase. Pelo Vozão, dois jogadores saíram com lesão durante a partida contra o Fortaleza e podem ser desfalque para este jogo. É o caso do meio campista Guilherme Castilho e o atacante Aylon. A equipe ainda não informou a situação dos atletas.
Antes do último treinamento para encarar o Treze, o zagueiro Ramon Menezes destacou, em coletiva de imprensa, a importância do duelo. “A gente venceu dois jogos como visitante, mas essas estatísticas não entram em campo. Precisamos merecer a vitória, senão ela não vem de graça. O Treze é um time forte em casa, vai contar com o apoio da torcida e precisa também vencer. Mas estamos cientes da dificuldade, principalmente porque também precisamos dos três pontos para adiantar uma classificação para as quartas de final”, disse.
RETROSPECTO
Em um retrospecto geral, as equipes já se enfrentaram 12 vezes em jogos oficiais, com 7 vitórias para o Ceará, 3 triunfos para o Treze e 2 empates. O último encontro entre Ceará e Treze se deu na temporada de 2014, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste daquele ano. A partida aconteceu na Arena Castelão, em dois de fevereiro, e apontou a vitória do Ceará por 2 a 0, com gols de Diego Ivo e Tadeu. Já a última vez que o Vozão atuou no Estádio Amigão foi na temporada de 2001, pela Copa do Nordeste. No Estádio Amigão, o Mais Querido já atuou por quatro vezes, sendo a primeira vez em 1979, em caráter amistodo. Naquela partida, o Vozão venceu por 1 a 0, com gol de Ivanir. O Vozão já conquistou duas vitórias no estádio.