Os integrantes do PDT de Fortaleza e do Ceará vão se reunir com o presidente licenciado do partido, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na próxima sexta-feira (14). Em almoço na capital cearense, o líder máximo da sigla se reunirá com nomes como os ex-prefeitos Roberto Cláudio e José Sarto, além do ex-ministro Ciro Gomes, para discutir estratégias da legenda para 2026. No Estado, o PDT está dividido.
Enquanto o grupo de Ciro se posiciona como oposição, aliados do presidente nacional interino, o deputado federal cearense André Figueiredo, são base do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Conforme apurado pelo OPINIÃO CE, Lupi chega na quinta-feira (13) na capital cearense. No dia seguinte, o encontro, apesar de já dado como certo, ainda carece da confirmação de um local.
Para o ano seguinte, o PDT deve ter como foco os cargos legislativos, na construção de chapas fortes para deputados estaduais e federais. Nesta última sexta-feira (7), foi confirmada a migração de 11 deputados estaduais – entre titulares e suplentes – do partido para o PSB, de parlamentares que seguiram o trajeto realizado pelo senador e líder dos legisladores, Cid Gomes. Dentre os deputados federais atualmente no partido, a previsão é de que a legenda siga com apenas dois dos cinco espaços que ocupa atualmente na bancada cearense da Câmara dos Deputados.
Leia mais | Roberto Cláudio pode ser candidato a deputado federal pelo PDT, com apoio de Figueiredo
PDT DE OPOSIÇÃO
Desde o fim das Eleições Municipais de 2024 e a vitória de Evandro em Fortaleza, o ex-gestor Roberto Cláudio tem se movimentado para fortalecer o seu nome visando o pleito do próximo ano. Depois de seus dois mandatos à frente da Capital – 2012 a 2020 -, ele disputou o Governo do Estado, em 2022, momento em que confirmou a ruptura com o grupo governista liderado pelo PT no Ceará. Para 2026, a oposição de Elmano quer construir chapas conjuntas. Além do deputado federal André Fernandes (PL) e do ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil), o presidente do Diretório Municipal do PDT, RC, deve ser um dos nomes fortes para o grupo. Dentre as posições a serem ocupadas, estão as candidaturas para o Governo do Ceará e para o Senado.
Prefeito de Fortaleza até o fim do ano passado, Sarto está mais ausente do cenário político cearense nas últimas semanas. Para as Eleições Gerais, o nome dele é ventilado para uma possível candidatura a deputado federal.
Já o ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes já vem sendo cotado para uma nova candidatura à Presidência da República, apesar de já ter afirmado, em ocasiões anteriores, que não concorreria novamente. O pedetista já disputou o pleito em 1998, 2002, 2018 e 2022. Com o PDT na base do presidente Lula (PT), o ministro Lupi já afirmou que pretende apoiar uma possível candidatura à reeleição do chefe de Estado.
