Para os dirigentes do PL, o senador Eduardo Girão inviabilizou sua candidatura ao governo do Ceará por ter nacionalizado seu mandato senatorial, esquecendo a política cearense e garantindo mais espaço do mandato ao debate sobre o Ceará. “Ele é correto, ético, tem serviço prestado, mas ficou em Brasília, no campo nacional”, avalia o pastor Alcides, que pretende substituir Girão no Senado Federal.
Girão é pré-candidato ao Governo do Ceará pelo Partido Novo. Só com o Partido Novo, a candidatura de Girão afunda por falta de espaço no rádio e na televisão, apesar de ter ao seu dispor as redes sociais, onde atua bem.
A direita e a extrema-direita estão dialogando com o centro-direita e centro. Talvez esse processo ideológico deixe o eleitor confuso, mas existem estes campos. Eles podem se unir para enfrentar a aliança de centro-esquerda em 2026? Talvez.
Ciro e Roberto Cláudio, nos seus nascedouros políticos, vieram de partidos de direita. Ciro veio da Arena, o partido de direita que foi criado para apoiar a ditadura militar. Roberto Cláudio teve o PHS – Partido Humanista Nacional, como primeira filiação. Ciro e RC se identificaram melhor no centro-esquerda. Capitão Wagner, presidente do União Brasil, é um homem de direita e Zezinho Albuquerque, presidente do PP, é de centro. Estes perfis estão na mira da extrema-direita cearense para provável aliança, onde caberia ainda o PSDB e o Cidadania.
Pelo caminho até aqui percorrido, Girão será o candidato, se não for Ciro Gomes. Roberto Cláudio já avisou que estará fora da disputa pelo Abolição.
Elmano agradou o agro em entrevista na BAND
As críticas do governador Elmano de Freitas ao PT, pregando mudanças na atuação e reflexão para rever posicionamentos, agradou aos líderes do agro cearense. Aliás, o agro tenta aproximação com Elmano, mas o PT prejudica ao não aceitar a participação do agro na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que possui o controle de todas as ações do campo no âmbito do setor público.
Janja é pura simplicidade
Acompanhei a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, no seu roteiro pelo Ceará. A imprensa imaginava uma mulher arrogante, de difícil diálogo. Ela é pura simplicidade. Socióloga, estudiosa do comportamento humano e humanista, conversou com todos, dançou tango e forró com alunos de música, fez fotos e cumpriu sua agenda ao lado do Ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano e da primeira dama, Lia de Freitas.
Evandro mostra a Janja seu foco na saúde
O prefeito Evandro Leitão deu boas-vindas à primeira-dama no pronunciamento que fez no ato de formatura dos panificadores cadastrados no Bolsa Família. Focou seu discurso na preocupação com a saúde e agradeceu o apoio do governo do presidente Lula. Janja entendeu a mensagem. Vai solicitar vacinas e remédios para as comunidades.
Ausência de Aldigueri
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, está em missão no Sul do país. Trabalha pelos municípios que representa. Sua ausência foi explicada pela deputada Larissa Gaspar, que o representou. Antes de viajar, lançou o Diário Oficial da Alece, antigo sonho do parlamento cearense.
Vice-reitora, professora Diana Azevedo, torna-se imortal
A vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, tornou-se imortal ao entrar na Academia Cearense de Química, que é formada por grandes nomes da área no Brasil. Professora da UFC com pós-doutorado, entrou para a mais prestigiada academia do Brasil, um ambiente de pós-doutores e profissionais responsáveis pela formação de grandes profissionais. A Academia Cearense de Química é presidida pelo professor pós-doutor Airton Marques.
Desembargadora sobralense assume o TRE e vai comandar a eleição presidencial e para o governo do Ceará
A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, 67 anos, assume, na próxima sexta-feira (30), a presidência do TRE-CE. Ela substitui o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos. A nova presidente, que vai dirigir a eleição presidencial e para o governo do Ceará, é juíza de carreira, com quase 40 anos como magistrada. É filha de Sobral e definida pelos colegas como pessoa boa, simples, educada, inteligente e competente. O veterano desembargador Emanuel Albuquerque, filho de Crateús, será o vice.
