Qual o destino do Brasil? A pergunta merece resposta urgente, afinal o País tem uma Constituição, regras comerciais, leis tributárias e orçamento. Vivemos numa nação onde a liberdade é uma realidade nas nossas vidas e no comércio.
Uma votação simbólica, onde todos os líderes partidários concordaram, a Câmara Federal reajustou o subsídio dos seus servidores. O reajuste furou o teto constitucional. A Constituição brasileira diz textualmente que o teto do serviço público é o salário do ministro do STF, cerca de R$ 49 mil mensais. Hoje, no Ministério Público e no Judiciário, temos juízes, desembargadores e até ministros recebendo R$ 200 mil por mês por conta dos “penduricalhos”, manobras para desrespeitar o teto salarial.
Trazendo essa questão para a política, fica fácil entender porque estamos vivenciando uma crise política sem precedentes. O completo desrespeito às leis. A classe política, nossa representação no Congresso Nacional, tirou o país do eixo. A outra desordem: deputados e senadores se tornaram ordenadores de despesas por meio das emendas parlamentares, emendas PIX, emendas individuais e de comissão. Tudo errado. No jogo político, a internet é utilizada como ferramenta de narrativas diversas entre centrão, extrema-direita e esquerda. Na verdade, são iguais e estão destruindo a nação.
Valdir Fernandes: “Ciro é candidatíssimo”
Valdir Fernandes veio de São Paulo para o Ceará em 1986, onde trabalhava com Paulo Maluf, para se juntar à equipe de campanha de Tasso Jereissati. Nas três eleições de Jereissati, foi da produção da comunicação. Foi assistente nas campanhas de Ciro a prefeito de Fortaleza e a governador. Trabalhou nas eleições de Cid em Sobral e para governador. Foi coordenador na campanha de Camilo ao Governo em 2014 e 2018. Em 2022, optou por trabalhar na campanha de Roberto Cláudio, porque Cid Gomes ficou em casa. Agora, está com Ciro mais uma vez. “O Ciro é candidatíssimo ao Governo do Ceará”, disse Valdir após o encontro em Juazeiro do Norte. Ele goza da intimidade de Ciro Gomes.
PT em encontro na Bahia monta chapas no Nordeste
Lula, Camilo, Elmano, Guimarães e Evandro estão na Bahia, onde fortaleceram o governador Jerônimo Rodrigues. Também no encontro, as definições de alianças e candidaturas no Nordeste. Elmano de Freitas terá o apoio integral de Lula. Para o Senado, Lula voltou a defender o nome de José Guimarães. A prioridade será a aliança com o centrão, que pode mudar tudo. Lula esteve reunido com o senador Ciro Nogueira, que pode ficar fora do Senado Federal, com perspectiva de derrota por conta da força do PT no estado do Piauí. Ciro Nogueira quer negociar sua eleição para um terceiro mandato de senador e pretende entregar a federação progressista para a reeleição de Elmano. O PP está fechado com o Abolição, já o União Brasil está fechando com Ciro Gomes.
Aldigueri participou de evento do PT em Itapipoca
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, participou de uma caminhada e caravana do PT em Itapipoca, ao lado do prefeito de Amontada, Flávio Filho. Aldigueri será votado em Itapipoca e em todo o Vale do Curu.
Pindoretama votará em Júnior Mano
O prefeito de Pindoretama, Dedé Soldado, vai votar no deputado Júnior Mano para o Senado Federal e em Acilon Gonçalves para a Câmara dos Deputados. Júnior Mano conseguiu recursos para a reforma do hospital, que vai ampliar o atendimento ao público.
Pacajus de cara nova
O governador Elmano de Freitas vai revitalizar e urbanizar a entrada do município de Pacajus. A ideia é trazer de volta a autoestima da população, estimular o comércio e o setor da indústria. O projeto é uma conquista do mandato da deputada Jô Farias, representante do Vale do Caju na Alece.
Racha no PT e envolvimento de facções em Potiretama
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu realizar eleições suplementares no dia 1º de março próximo para os cargos de prefeito e vice dos municípios de Choró, Senador Sá e Potiretama, mandatos que expiram em 31 de dezembro de 2028. Os três gestores e respectivos vices eleitos em outubro de 2024 foram cassados pela Justiça Eleitoral por compra de votos e envolvimento com organizações criminosas. Nada mudou. As facções seguem influindo. Segundo o deputado José Guimarães, o candidato do ex-prefeito é ligado às facções.
O MP e a Justiça Eleitoral devem ficar atentos. O PT está rachado. Uma parte das lideranças e deputados do PT não apoia a candidata do partido, Solange Campelo. O caso é igual ao de Santa Quitéria.
Simão Pedro aprova cessão do açude Orós para o Estado
O deputado Simão Pedro aprova, com entusiasmo, a cessão do açude Orós à Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará. “Será mais fácil o diálogo”, disse. O governo Lula vai entregar a gestão dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú ao Governo do Estado do Ceará.
