Menu

Mentiras na internet confundem o eleitor

Em Portugal, ocorre a campanha para eleger o novo presidente da República. A votação será no domingo, 18 de fevereiro. São 11 candidatos, o maior número da história, e há previsão de segundo turno, caso nenhum alcance 50% mais um dos votos.

A anormalidade da campanha é o volume de desinformação. Foram identificadas, por dia, mais de 8 milhões de notícias falsas, conhecidas entre nós, no Brasil, como fake news. O levantamento é do Labcom – Laboratório de Comunicação da Universidade de Portugal.

Os números impressionam e revelam o peso das fake news nas eleições. O eleitor vai às urnas sem saber quem fala a verdade. O ódio entre pessoas e partidos abriu espaço para “influencers”, escritórios e profissionais especializados em desconstruir fatos e implantar a desinformação.

No Brasil, o problema é ainda mais grave. Cerca de 90% das informações que circulam nas redes sociais não são verdadeiras. Vereadores, deputados e senadores estão sendo eleitos por meio das fake news, uma ferramenta que, com ajuda de influenciadores, movimenta bilhões de reais.

O nível de escolaridade, a checagem da informação e a denúncia nas próprias redes sociais ajudam no combate à desinformação. Em vários países europeus e nos Estados Unidos, as fake news começam a perder força. Especialistas afirmam que o presidente Trump, nos Estados Unidos, Javier Milei, na Argentina, e Nicolás Maduro foram os últimos a se eleger com esse tipo de estratégia.

Banco Master e o mistério de abafar o escândalo

O escândalo do Banco Master provocou um efeito surpreendente. Todos os poderes da República parecem unidos para que nada aconteça. A Polícia Federal descobriu que o banco foi criado por ex-dirigentes do Banco Central. Os clientes incluem figurões do poder, grandes empresários, empresas do mercado financeiro, a Faria Lima e a Bolsa de Valores.

A tese final é simples: nada vai acontecer. O contribuinte pagará a conta de R$ 62 bilhões em recursos públicos que teriam sido desviados. A mais nova acusação contra o Master é a existência de mais de 242 mil aposentados fantasmas, além de empresas usadas para desviar cerca de R$ 2 bilhões. O golpe é ousado.

Guimarães: “Fortaleza é a capital de Lula”

O deputado José Guimarães promove neste sábado uma plenária para ouvir a população de Fortaleza e gestores da Prefeitura, liderados pelo prefeito Evandro Leitão.

“Fortaleza é a capital de Lula”, afirmou o líder do Governo Federal na Câmara. A capital cearense foi a que mais recebeu recursos federais em 2026, destinados às áreas de educação, saúde e infraestrutura.

Elmano no Cariri: “Estamos com o maior volume de obras do Ceará”

O governador Elmano de Freitas passou três dias no Cariri visitando e entregando obras. A região concentra hoje o maior número de obras estruturantes do Estado: contorno rodoviário, Cinturão das Águas, Canal do Granjeiro, 15 escolas, hospitais e asfaltamento de vias centrais.

Elmano evitou falar de política. “Vamos tratar de eleição no momento certo, respeitando o calendário eleitoral.” Sobre Ivo, foi direto: “Ele é da nossa base e pode reclamar”.

“Ciro tem adotado discurso da extrema esquerda e do falso combate à corrupção”

O deputado De Assis Diniz quebrou o silêncio. Reagiu às declarações de Ciro Gomes, que acusa a existência de corrupção no Ceará.

“Desde o governo Tasso não existe denúncia de corrupção no Estado. Atravessamos a era Cid e agora estamos na era Camilo. O Ceará só cresce e esse discurso não cola. É jogo para videozinhos de internet, coisa manjada”, afirmou De Assis.

“Ele diz que prova o que fala, mas se nega a comparecer à Justiça”, desafiou.

Ciro recebe lideranças ao lado de Emília Pessoa

A deputada Emília Pessoa visita o presidente estadual do PSDB, Ciro Gomes, levando lideranças de oposição dos municípios. Ciro recebe e agradece.

Todos os dias, a agenda de Ciro tem sido marcada por reuniões com apoiadores e integrantes da oposição. Emília Pessoa atua politicamente em Caucaia.

Ao final, Ciro resume: “Perguntam se sou candidato a governador. Aguardem”.

Posse de Herbet prestigiada

Pela primeira vez na história do Ministério Público do Ceará, a posse de um procurador-geral foi tão prestigiada por integrantes do Judiciário de todo o país.

“Para mim, a maior satisfação foi receber os colegas do Ceará que me prestigiaram presencialmente e os que enviaram mensagens”, declarou Herbet Santos, que pretende conduzir um mandato baseado no diálogo e no apoio dos pares.