Menu

Gabriela Prioli defende maior representatividade feminina no STF durante evento em Fortaleza

Durante sua participação na Feira do Conhecimento, nesta quinta-feira (6), a advogada e influenciadora Gabriela Prioli abordou a importância de uma maior representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal (STF). A possibilidade de uma mulher ser indicada para a Corte tem gerado debates, e Prioli destacou a necessidade de pressão social para garantir diversidade nos espaços de poder.

“Eu não posso dizer que de fato acredite que isso vá acontecer agora, mas eu acho que é nosso papel pressionar no sentido de maior diversidade em todos os espaços. Nós temos uma sociedade que é majoritariamente feminina e a gente tem o Supremo Tribunal Federal com só uma mulher“, afirmou Prioli durante a entrevista coletiva.

A influenciadora destacou que a sociedade brasileira é majoritariamente feminina, mas o STF teve, ao longo de sua história, apenas três mulheres. “A gente precisa que as questões que dizem respeito à vida de todos os brasileiros, e especialmente à vida das mulheres brasileiras, sejam resolvidas também por mulheres. Não é saudável e não é interessante para a democracia termos um déficit tão sensível de representatividade em todos os poderes“, acrescentou.

Prioli também criticou a baixa presença feminina nos demais poderes: “Temos uma ausência de mulheres no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Se a gente não se enxerga lá, como é que a decisão que emana desses espaços pode ser legítima?”, questionou a advogada.

A campanha de Prioli reforça essa causa. Em sua biografia no Instagram, ela afirma: “O Brasil é feito por mulheres. O STF também precisa ser.” Além disso, a influenciadora incentiva a assinatura de um abaixo-assinado em favor de uma mulher no STF.