O líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT), endossou as críticas do presidente ao Congresso Nacional, feitas nesta semana, durante evento no Rio de Janeiro com a presidente do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos).
“Esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, disse Lula, na oportunidade.
Questionado pelo Opinião CE em entrevista nesta quinta-feira (17), durante anúncios de investimentos para a educação cearense, José Guimarães endossou as críticas, mesmo minimizando a atuação parlamentar.
“Eu estou no Congresso Nacional há 20 anos. A composição política atual é uma das piores. Agora, também tem muita gente boa lá dentro. Como tem uma maioria conservadora que não deixa aprovar nada de interesse da sociedade, os bolsonaristas, por exemplo, o presidente [Lula] dialoga com uma questão que é real“, lançou Guimarães.
Críticas de Lula a políticos de direita
Na quarta-feira (15), o presidente Lula afirmou, durante cerimônia de comemoração ao Dia dos Professores no Rio de Janeiro, que o Congresso Nacional “nunca teve tanto baixo nível” como atualmente.
O pronunciamento, a menos de um ano das eleições de 2026, tem tom eleitoral. Lula vem repetindo que políticos de direita, incluindo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estão atuando contra os interesses do Brasil. O presidente também ressaltou que é preciso impedir que a direita volte ao poder.
Lula ainda orientou que cidadãos insatisfeitos com a classe política atual devem ingressar na vida pública para tentar mudar o futuro do Brasil.
