O Governo do Ceará entregou nesta segunda-feira (15), o Prêmio Escola Nota 10, iniciativa que reconhece as escolas que obtiveram melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará (Spaece). Conforme apresentou o governador Elmano de Freitas (PT), mais de 430 escolas foram premiadas.
“Premia a prática, aqueles que atuam no chão da escola. (…) É um momento muito importante de valorização da escola e, especialmente, dos profissionais que trabalham nelas”, disse.
Em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a premiação também marca os 18 anos do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic), referência nacional em colaboração entre Estado e municípios para a melhoria da educação.
O evento contou com a presença, além do governador Elmano, do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), da ex-governadora Izolda Cela (PSB), da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Segundo o chefe do Executivo, o evento é “a marca da educação pública cearense”. Ele reconheceu que, apesar dos avanços, ainda há “muita coisa ainda a construir”, mas lembrou que o Ceará é o único estado do Brasil a possuir índice acima de 80% da alfabetização de alunos da rede de ensino, com 85%. O Estado está mais de 10 pontos percentuais acima da segunda unidade de federação no ranking, o Paraná, com 73%.
“O estado do Ceará, na média, já ultrapassou 85% de alfabetização, mas já temos municípios com 100%“, frisou. Na solenidade, foram entregues também os troféus para os nove municípios que alcançaram 100% das crianças alfabetizadas em 2024, de acordo com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação.
Ainda conforme Elmano, há a troca de experiências daquelas escolas que obtiveram bons resultados com as unidades de educação que ainda estão atrás nos índices. “Colabora com as que ainda não alcançaram os resultados. Essa troca de experiência é muito importante (…), que estimula quem está a frente não se acomodar e quem está um pouco atrás, avançar e alcançar melhores resultados”, completou.
PAIC
Criado em 2007, o Paic nasceu com o objetivo de garantir que as crianças cearenses fossem alfabetizadas na idade adequada. Ao longo dos anos, a iniciativa foi ampliada para abranger todo o Ensino Fundamental, avaliando também o desempenho dos alunos do 5º e 9º anos por meio do Spaece.
Esse acompanhamento sistemático e o fortalecimento das redes municipais têm garantido resultados consistentes e reconhecidos em todo o país.
A entrega do Prêmio Escola Nota 10 reforça o compromisso do Ceará em valorizar a educação pública e reconhecer o trabalho de gestores, professores e estudantes que, juntos, contribuem para elevar os índices de aprendizagem e construir novas oportunidades para a infância e juventude.
*Com informações de Antonio Elielto
