Após início do reordenamento dos espaços públicos da Avenida Beira-Mar, um dos principais pontos econômicos de Fortaleza, o prefeito Evandro Leitão (PT) publicou uma nota nas redes sociais falando sobre as medidas tomadas e a necessidade do “reordenamento da orla da cidade”, que é, segundo ele, “um dos maiores desafios da gestão urbana”.
A medida tomada pela Prefeitura tem como foco a reorganização do comércio ambulante. Durante 180 dias, ficarão suspensos novos processos de concessão, renovação, transferência de titularidade e ampliação de permissões de uso de espaços públicos. Os ambulantes já autorizados poderão continuar atuando durante o período de reordenamento.
“Foram anos de desmandos e jeitinhos que empurravam problemas e deixavam medidas judiciais em segundo plano. Neste ano, temos feito um esforço para reordenar toda a faixa litorânea que vai da Vila do Mar até a Sabiaguaba”, destacou Evandro.
Segundo ele, já foram iniciadas as conversas com os permissionários da Beira-Mar e também há um esforço para resolver a questão da Praia do Futuro – há um impasse, hoje, sobre a gestão do espaço. “Temos articulação adiantada com a União em relação à Praia do Futuro, por exemplo”, revelou Evandro.
BARRACAS
Um dos resultados das medidas tomadas pela Prefeitura foi a demolição de estruturas construídas de forma irregular no calçadão do bairro Pirambu, no litoral Oeste de Fortaleza. A ação foi realizada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), na manhã desta terça-feira (26), e atendeu a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que apontou irregularidades na ocupação da área pública.
A Agefis informou que a próxima etapa da operação será a retirada das construções erguidas na faixa de areia.
“Estamos articulando alternativas para as pessoas e entidades afetadas neste primeiro momento, dentro do planejamento de ordenamento da orla da região. No caso do instituto Cai, Cai, Balão, já determinei um grupo de trabalho para acompanhar o caso e a busca por terreno que seja cedido para as atividades do grupo”, destacou.
