Menu

Senai forma 16 mulheres em vulnerabilidade de Fortaleza em curso de Street Food

As alunas praticaram a execução de pratos como arroz, proteínas, molhos e saladas, além de aprenderem sobre logística de produção, higienização do ambiente de trabalho e técnicas de grupo. Foto: Divulgação

Ao todo, 16 mulheres em situação de vulnerabilidade social concluíram o curso de Street Food (comida de rua) nesta última sexta-feira (22). A formação é fruto da parceria entre o SENAI Ceará, o Grupo Mulheres do Brasil e o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta.

A capacitação de 40 horas buscou preparar as participantes com aulas teóricas e práticas para o mercado de trabalho. As aulas aconteceram nas instalações do Piamarta Aguanambi, em Fortaleza, e abordaram desde receitas culinárias até noções de empreendedorismo no ramo de alimentos.

Leia também: Senai Ceará oferece 600 vagas gratuitas para jovens no “Viradão do Emprego”

Conforme o instrutor do SENAI Ceará, Adiel Araújo, as alunas foram preparadas para executar todo o processo de produção.

“Elas saem desse curso sabendo cozinhar, preparar, armazenar e precificar os pratos de rua. É muito importante para as novas empreendedoras entenderem o custo da comida que elas comercializam, e quanto terão de lucro”, ressaltou.

As alunas praticaram a execução de pratos como arroz, proteínas, molhos e saladas, além de aprenderem sobre logística de produção, higienização do ambiente de trabalho e técnicas de grupo.

Meire Silva Ferreira, uma das alunas, moradora do bairro Jardim das Oliveiras, comemorou a formação, e afirma que pretende botar em prática o que aprendeu.

“Me tornei uma cozinheira certificada pelo SENAI. Antes eu não sabia fazer este tipo de comida mais elaborada. Hoje eu já penso em abrir um self-service para trabalhar com o que sempre sonhei. Quero ganhar dinheiro e colocar em prática todos os meus ensinamentos”, pontuou.

A gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, destacou que agora as mulheres têm capacidade de fazer produtos de alta qualidade técnica, gerando assim renda a partir de suas próprias casas ou se inserir no mercado de trabalho.

“Temos desenvolvido atividades voltadas ao engajamento para a vida produtiva. Neste momento, fazemos a conclusão da turma de street food, mais uma parceria de sucesso com o Grupo Mulheres do Brasil e Piamarta, formando profissionais para a área de alimentos, complementou.

Lieta Valotti, diretora presidenta do Piamarta, comentou que o curso foi um sucesso e a conclusão coincidiu com a visita de um grupo de italianos apoiadores da obra em Fortaleza. “Aproveitamos para unir as duas coisas: apresentar a esses amigos os nossos pratos regionais do Ceará e também mostrar o trabalho que o SENAI Ceará desenvolve com a nossa instituição”, disse.