Menu

Governo e Congresso se unem contra tarifa dos Estados Unidos a produtos brasileiros

Hugo Motta (Republicanos-PB), Geraldo Alckmin (PSB-SP) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), após reunião na Residência Oficial do Senado, celebram acordo entre Executivo e Legislativo em defesa da soberania brasileira. Foto: Pedro Gontijo/ Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta quarta-feira (16) que o Congresso Nacional e o Governo Federal vão agir juntos contra a decisão dos Estados Unidos de aumentar para 50% os impostos sobre produtos brasileiros. Para ele, a medida representa uma agressão por parte do governo americano.

A declaração foi feita após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB-SP), e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, na Residência Oficial do Senado.

Durante o encontro, Davi Alcolumbre defendeu a união dos parlamentares em defesa dos interesses do Brasil. Segundo ele, a prioridade é proteger a economia do País, os empregos da população e as empresas nacionais.

“Tenho conversado muito com o presidente Hugo Motta sobre esses últimos acontecimentos. Câmara e Senado entendem que é preciso defender a soberania do Brasil, os trabalhadores e os empresários que geram riqueza. Esse processo deve ser liderado pelo Governo Federal“, disse o presidente do Congresso Nacional.

Também participaram da reunião os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores; Renan Calheiros (MDB-AL); Jaques Wagner (PT-BA); Randolfe Rodrigues (PT-AP); Rogério Carvalho (PT-SE); Weverton (PDT-MA) e Fernando Farias (MDB-AL).

Hugo Motta reforçou que o Congresso Nacional está pronto para apoiar o Governo Federal e agir com rapidez para enfrentar o problema.

“Mais uma vez, mostramos união em defesa do País, da nossa indústria, dos empregos e das relações com outros países. Não podemos permitir que decisões de fora prejudiquem a soberania brasileira. O Brasil tem papel importante no mundo, e, com responsabilidade, vamos superar essa crise”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados.

Geraldo Alckmin, que coordena a resposta do Governo brasileiro, voltou a criticar o aumento dos impostos pelos Estados Unidos. Para ele, a cobrança é injusta e equivocada. “Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação. Do ponto de vista comercial, o governo americano está errado, pois tem saldo positivo nas trocas com o Brasil”, disse.

Na terça-feira (15), o Senado Federal aprovou a criação de uma comissão externa temporária para atuar diplomaticamente junto ao Congresso dos Estados Unidos. A proposta foi apresentada pelo senador Nelsinho Trad, com o objetivo de abrir canais de diálogo e buscar uma saída para a crise.

O grupo, formado por quatro senadores, vai viajar a Washington entre 29 e 31 deste mês e terá 60 dias para trabalhar. “Precisamos destravar o diálogo antes que essas decisões prejudiquem ainda mais os empregos, os investimentos e os contratos”, alertou Nelsinho Trad.

Com informações da Agência Senado.