Menu

Roberto Cláudio anuncia desfiliação do PDT e tem caminho livre para ingressar no União Brasil

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou, nesta quinta-feira (29), sua desfiliação do PDT, partido que integrava desde 2015. O movimento já era esperado e, agora, o ex-candidato ao Governo do Estado nas últimas eleições tem caminho livre para ingressar no União Brasil, partido, hoje, mais provável.

RC busca novos horizontes e viabilidade para disputar uma vaga nas eleições do próximo ano. Ele é pleiteado para tentar uma cadeira no Senado Federal ou representar a oposição na disputa pelo Executivo estadual.

Como o PDT está se reaproximando da gestão petista, ele não teria legenda para disputar o Palácio da Abolição.

“Tomo essa decisão para, mais confortavelmente, ajudar na construção de um novo projeto político e administrativo que possa ajudar a salvar o Ceará”, escreveu.

Em suas redes sociais, o ex-gestor municipal escreveu uma nota em que afirma ter passado por um “longo período de reflexão” para chegar à decisão. De acordo com ele, nesta quarta-feira (28), houve conversas com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e com o presidente estadual do partido, o deputado federal André Figueiredo, ocasiões em que contou “as circunstâncias que motivam esse novo caminho”.

“Ressaltei a ambos a minha profunda gratidão e respeito ao PDT. Encontrei no PDT, ao longo desse tempo, identidade de pensamento, afinidades de compreensão em relação a diversos assuntos da nossa política, solidariedade, mas, principalmente, estabeleci relações de amizade e respeito com muitos outros filiados do Ceará e de outros estados”, afirmou.

Como completou RC, entretanto, “a necessidade de se construir um projeto alternativo de esperança e prosperidade ao Estado” o estimulou a deixar a sigla. “O Ceará vive, hoje, um preocupante ciclo, sem precedentes em nossa história recente, de decadência moral e política na aliança que sustenta o Governo estadual”, escreveu.

UNIÃO BRASIL COMO PRINCIPAL DESTINO

O próximo partido de Roberto Cláudio deve ser o União Brasil, presidido no Ceará pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, que já revelou ter convidado o ex-gestor municipal. Conversas de bastidores apuradas pelo Opinião CE revelam que o destino mais provável é, realmente, o partido de centro-direita.

No União Brasil, Roberto teria condições de ser candidato a governador. Apesar de o nome do ex-ministro Ciro Gomes – ainda no PDT, mas, provavelmente, também próximo de se desfiliar – ser o mais citado pelos opositores, RC é o segundo mais falado, junto a Wagner. O próprio Ciro, aliás, já disse não ter interesse de disputar o Palácio da Abolição, e que o seu candidato seria o ex-prefeito de Fortaleza.