Voltar ao topo

21 de abril de 2025

“No União, ele pode ser candidato ao que quiser”, diz Wagner sobre Roberto Cláudio

O presidente do União Brasil no Ceará convidou o ex-prefeito de Fortaleza para ele integrar como um quadro da legenda, que deve ganhar força para as eleições de 2026 com a futura federação com o PP
Capitão Wagner e Roberto Cláudio se aproximaram politicamente durante as eleições de 2024 em Fortaleza. Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

Ex-deputado federal e atual presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner confirmou ao OPINIÃO CE que convidou o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), a integrar os quadros da legenda. A assessoria do pedetista confirmou a existência de convites de “vários partidos”, sem citá-los, mas ressaltou que, “com certeza”, ele será candidato em 2026, “mais provável, a deputado federal”. Sobre as possibilidades, Wagner afirmou que, “no União, ele [Roberto] pode ser candidato ao que quiser”. RC e Wagner são cotados a candidatos ao Governo do Ceará, representando o grupo da oposição ao governador Elmano de Freitas (PT).

Atualmente no PDT, Roberto Cláudio deve deixar o partido para se candidatar a algum cargo eletivo no próximo ano. Além das possíveis candidaturas ao Governo e à Câmara Federal, RC também já foi cotado para o Senado. Para tal, o ex-gestor da capital cearense deve se filiar a outro partido no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para disputar o pleito, seis meses antes da disputa. As chances de permanência no PDT são mínimas, já que a sigla está retornando as conversas com o grupo governista no Ceará. Além do União Brasil, partidos como PSDB e PP – este, que deve se federar ao União Brasil – surgem como possíveis caminhos ao hoje pedetista.

“Convite ele já recebeu também de vários outros partidos. Mas, por enquanto, ele permanece no PDT. Até porque não está condicionado a nenhum prazo de filiação por enquanto”, informou a assessoria do político.

Leia mais | Roberto Cláudio pode se filiar ao PP para ser candidato ao Governo do Ceará

Sem citar as legendas que entraram em contato pela filiação do ex-prefeito, a comunicação de RC confirmou, no entanto, que ele vai buscar um palanque que não seja compartilhado com o grupo governista do Ceará, “por considerar que o governo do PT faz uma péssima gestão”.

FEDERAÇÃO UNIÃO BRASIL E PP

Com a fusão entre os dois partidos de centro-direita, a bancada da nova federação se torna a maior da Câmara dos Deputados, com 109 deputados. O número de parlamentares importa, pois, nas eleições, o quantitativo das bancadas tem consequência no fundo partidário e no tempo de TV para a disputa eleitoral. Atualmente, o PP está na base do governador Elmano, já que conta com o secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque, e tem como presidente o deputado federal AJ Albuquerque, filho de Zezinho e presidente da legenda no Estado.

Leia mais | Governista, Fernanda Pessoa quer Presidência estadual de nova Federação entre União Brasil e PP

[ Mais notícias ]