Menu

Horizontes Digitais: projeto-piloto deve capacitar 6 mil jovens das 12 Regionais de Fortaleza

Promessa de campanha do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), o programa Horizontes Digitais vai ser realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) neste primeiro semestre. Ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, o presidente-diretor do Centec, Acrísio Sena (PT), detalhou a ação e ressaltou que a Prefeitura não precisará arcar com custos neste primeiro momento, em um projeto-piloto que deve capacitar 6 mil jovens das 12 Regionais da cidade. Outros parceiros, como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), também devem participar.

Desde que assumiu o Executivo municipal, Evandro tem destacado as dívidas deixadas pelas gestões passadas. Para esse ano, a cidade tem cerca de R$ 2 bilhões de déficit. No início do ano, o prefeito anunciou uma série de medidas com o intuito de fazer uma contenção dos gastos. A expectativa é gerar uma economia de R$ 500 milhões. Sobre isso, Acrísio pontuou que, neste primeiro semestre, a gestão precisa apenas “entrar com a logomarca e o nome do prefeito”.

“Evandro está com dificuldade, não tem recurso. Nós já criamos uma estratégia do Centec com a Etice: nesse primeiro momento, ele não se preocupa, porque a gente tem possibilidade de montar uma estratégia de 500 jovens por Regional. Daria 6 mil jovens em um projeto arrojado”, disse.

No entanto, o presidente do Instituto frisou que, para o segundo semestre, não vai ser possível arcar com todos os custos do programa. “Dizer logo para o prefeito, isso é só experiência piloto. Queremos que a Prefeitura contrate o Centec para fazer em larga escala”. Já com a ajuda financeira da gestão, a expectativa é de capacitar até 100 mil jovens de Fortaleza. 

HORIZONTES DIGITAIS

Ainda como candidato, no ano passado, Evandro apresentou o projeto. “O futuro de Fortaleza passa pela inclusão digital! Com o Horizonte Digital, vamos garantir que a juventude das nossas periferias tenha acesso à tecnologia, formação e oportunidades de emprego. A conexão que transforma começa com internet para todos e capacitação para os que mais precisam! É mais do que acesso à internet, é acesso ao futuro!”, escreveu em postagem, à época.

Como detalhou Acrísio, a promessa foi uma proposição do Centec, juntamente à Funcap e outros parceiros. Com a ação, os jovens das periferias da Capital terão acesso a cursos de capacitação em tecnologia. O presidente divulgou quais podem ser alguns dos cursos:

  • Inteligência Artificial;
  • Front End;
  • Games;
  • Desenvolvedor de Web;
  • Cibersegurança.

Segundo ele, as capacitações poderão ocorrer tanto no modelo presencial como à distância. A prioridade será capacitar os jovens conhecidos como “nem-nem”, os que nem estudam e nem trabalham. “Essa juventude, a partir de 15 e 16 anos, é o foco nosso para pensar em um projeto enquanto cidadão, um projeto de vida em que a vida esteja acima de tudo”, disse Acrísio.