Menu

Evandro tem nova rodada de reuniões em Brasília para captar recursos para o IJF

A informação foi dada durante solenidade de para eleição da nova Mesa Diretora da Alece, que será presidida por Romeu Aldigueri.  Foto: Alece

Evandro de Freitas (PT), prefeito eleito de Fortaleza, estará durante toda esta semana em Brasília em reuniões, incluindo com deputados federais do Estado, para reunir recursos para o complexo hospitalar terciário Instituto Doutor José Frota (IJF), que tem enfrentado grave crise. Conforme o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, não só o hospital, mas a saúde pública da cidade de Fortaleza está um “caos”, com suspensão de procedimentos cirúrgicos, falta de pagamento de mão-de-obra, cooperativas com meses de atraso e postos de saúde em situações precárias.

A informação foi dada durante solenidade para eleição da nova Mesa Diretora da Alece, que será presidida por Romeu Aldigueri (PDT). 

“Teremos [hoje, dia 3] uma nova reunião com a bancada do Estado do Ceará para a gente conseguir recursos para a saúde de Fortaleza”, reiterou o parlamentar, que pontou que a saúde da Capital “está um caos, está agonizando. Cada vez mais precisamos sensibilizar os deputados federais para que eles possam alocar recursos para Fortaleza”, pontuou

Ainda na última semana, Evandro cumpriu uma série de compromissos em Brasília solicitando recursos para a cidade, com foco em conseguir investimento para a saúde, em especial para o IJF. A partir de diálogo com o Ministério da Saúde, em articulação com a ministra Nísia Trindade, o petista, que esteve ao lado do governador Elmano de Freitas (PT) e da senadora Augusta Brito (PT), garantiu R$ 9 milhões mensais para o Instituto, maior hospital de urgência e emergência do Estado.

Já a equipe de transição de Evandro deve visitar o IJF nesta terça-feira (3), como foi acordado em reunião. A Prefeitura de Fortaleza foi alvo de Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Ceará (MPCE) no início de novembro pela falta de medicamentos e insumos no hospital.

Segundo o prefeito eleito, os dados da gestão de Sarto não estariam sendo divulgados para a equipe de transição de Evandro. Segundo a comunicação da Prefeitura, ao OPINIÃO CE, as reuniões de transição estão ocorrendo “conforme combinado”. “Todas as perguntas feitas pela equipe do prefeito eleito são oficiadas e registradas por e-mail”, detalhou a gestão, que ressaltou existir um prazo estabelecido para a equipe de transição de Sarto responder. “Não há registro de questionamento sem resposta”, completou.

DENÚNCIA

Ainda no início do mês de novembro, o Ministério Público do Ceará entrou com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Fortaleza pela falta de medicamentos no IJF. No documento, são réus o prefeito José Sarto (PDT), o secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, e o presidente do IJF, José Maria Sampaio Menezes Neto. Na ação, que tem como base um relatório do Sindicato dos Médicos do Ceará, os promotores do Ministério Público pedem a “solução urgente” ou o pagamento de multa diária até a aquisição de medicamentos e materiais necessários.

“O MP do Ceará acionou a Justiça após receber várias denúncias e ter tomado conhecimento de que 279 dos 375 medicamentos estariam com estoque zerado, o que representa 74,40% em falta do acervo da farmácia do IJF. Já em relação a insumos médicos, como agulhas, sondas, drenos, fios de sutura, entre outros, 263 dos 513 itens estaria em falta, o que representa 51,26% do estoque”, explicou o órgão em nota.