O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), exonerou três secretários da sua gestão. Foram demitidos de seus cargos Pedro França (Cidadania), ex-secretário da Regional III, Rennys Frota (PDT), ex-secretário da Regional II, e Francisco Ibiapina, ex-secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Os três, para este segundo turno, definiram apoio à candidatura de Evandro Leitão (PT) na disputa à Prefeitura de Fortaleza. Derrotado no 1º turno das eleições, Sarto afirmou que manterá neutralidade no turno adicional.
As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (14). O OPINIÃO CE entrou em contato com o prefeito Sarto para entender o motivo que o fez exonerar os titulares das pastas, mas ainda não obteve retorno.
Pedro França e Rennys Frota concorreram, nas eleições, a vagas para a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). França, aliás, é primeiro suplente do Cidadania da atual Legislatura 2021-2024 e já chegou a assumir cadeira no Legislativo. Ibiapina, o outro demitido, é tido como “cota pessoal” do deputado federal André Figueiredo, presidente interino nacional do PDT e quem também definiu apoio à candidatura de Evandro na capital cearense.
Outra integrante da gestão que definiu apoio a Evandro, a secretária da Educação, Dalila Saldanha (PDT), não foi exonerada. Parte do secretariado que se posicionou a favor de André Fernandes (PL) segue na Gestão. Dentre os nomes, é possível destacar o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias (PDT), o secretário da Gestão Regional de Fortaleza (Seger), Ferruccio Feitosa, e Elpídio Nogueira (PDT), secretário da Cultura e irmão de Sarto.
