A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha (PDT), declarou apoio à candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), para o segundo turno das eleições em Fortaleza. Na capital cearense, o PDT se encontra dividido. O prefeito José Sarto, derrotado no primeiro turno na tentativa de reeleição, afirmou neutralidade no turno adicional. Já o ex-prefeito Roberto Cláudio, presidente do Diretório Municipal, declarou apoio ao candidato bolsonarista André Fernandes (PL).
Filiada ao PDT, Dalila foi candidata a vereadora, mas não conseguiu se eleger. Com 9.599 votos, ela terminou o pleito como terceira suplente da legenda. Na nota em que definiu o seu posicionamento, a titular da Educação de Fortaleza afirma que “sempre defendeu os valores democráticos, a responsabilidade social e o respeito a todas as pessoas”.
“E é por acreditar nesta Fortaleza mais justa, igualitária e inclusiva que, no cenário polarizado e difícil em que nos encontramos, preocupo-me com os retrocessos que podemos sofrer nas políticas estruturadas pelas gestões do ex-prefeito Roberto Cláudio e do prefeito Sarto”, acrescentou ela.
O PDT Nacional havia liberado os seus filiados a se posicionarem como bem entendessem. “Aos queridos profissionais da Educação de Fortaleza, gostaria de reforçar que, em conformidade com a decisão do meu partido, o PDT, de permitir que suas lideranças se posicionem individualmente, declaro meu voto em Evandro Leitão”, completou a secretária.