Em um intervalo de três semanas, a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB) foi vítima de duas ameaças em Caucaia, na Região Metropolitana de fortaleza (RMF), onde ela é candidata a prefeita. Dessa vez, as ameaças foram por meio de pichações espalhadas por ruas da cidade. A exemplo do corrido em 17 de agosto, quando foram relatados disparos de armas de fogo à casa dela, o Diretório Estadual do PSDB emitiu nota de repúdio às ameaças e prestou solidariedade à parlamentar.
Logo após o primeiro caso, a postulante à Prefeitura de Caucaia disse que, independente de ser ou não tentativa de intimidação política, seguiria com mais coragem ainda sua campanha. “Ouvimos os diversos disparos de arma de fogo em frente à minha casa. A Polícia esteve presente no local para devidas providências e aguardam-se esclarecimentos desse vandalismo”, disse a candidata no dia do primeiro caso.
Logo que tomou conhecimento da nova ameaça, o presidente estadual do PSDB, Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, emitiu nova nota de apoio à correligionária. “É com muita INDIGNAÇÃO que comunicamos, mais uma vez, que a deputada estadual e candidata à prefeitura do município de Caucaia pelo PSDB, Emília Pessoa, sofreu ameaças por meio de pichações nas ruas da cidade onde nasceu, cresceu e dedica todo o seu trabalho e história política. Reiteramos que o PSDB Ceará expressa total repúdio a qualquer forma de violência e ameaça“, escreveu o partido.
“São situações revoltantes como essa que demostram a violência que aterroriza as pessoas e como o medo se tornou uma regra, e não uma exceção. Nenhuma ameaça calará Emília Pessoa. Nenhuma ameaça calará o PSDB. Desde a primeira situação acionamos a Polícia Federal, o Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral”, diz a nota.
No último parágrafo da nota, Élcio Batista ressalta que o partido tem coragem para defender Emília Pessoa, os ideais políticos dela e da legenda, bem como a democracia. O dirigente partidário também criticou o prefeito Vitor Valim (PSB) e o governador Elmano de Freitas (PT). Segundo Élcio, Valim e Elmano abandonaram o povo e deixaram as facções criminosas tomar conta do Estado. “Repetimos que a luta do nosso partido é para garantir que todo cidadão e cidadã tenha seus direitos garantidos. A política pede CORAGEM. E nós do PSDB temos coragem para defender Emilia e proteger seus ideais e seu projeto político. O medo que prospera em Caucaia não pode imperar diante da democracia, assim como aqueles que ameaçam não podem ditar as regras do nosso Estado. O prefeito Victor Valim e o governador Elmano fazem parte dessa política que abandonou o povo à própria sorte e abriu os territórios para o domínio do crime organizado. Estamos com você, Emília! Presidente do PSDB Ceará, Élcio Batista”, encerra a nota.
