Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Casa de Emília Pessoa, candidata em Caucaia, é alvo de disparos durante reunião da postulante

Conforme a parlamentar, foram ouvidos disparos de armas de fogo por volta das 11h30 da manhã deste sábado (17), informação confirmada pelo OPINIÃO CE com a SSPDS; o PSDB Ceará, em nota, fala em tentativa de criminosos "definirem quem deve ou não concorrer" nas eleições
Deputada estadual e candidata à Prefeitura de Caucaia, Emília Pessoa. Foto: Divulgação/Alece

Compartilhar:

A deputada estadual e candidata à Prefeitura de Caucaia, Emília Pessoa (PSDB), relatou ter sofrido um atentado na manhã deste último sábado (17). O OPINIÃO CE entrou em contato com a Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que confirmou o ocorrido. Conforme a pasta a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) apura as circunstâncias da ocorrência, em uma via pública do bairro Capuan, em Caucaia. Ainda de acordo com o órgão, apesar de não ter sido registrado um Boletim de Ocorrência (BO), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada e realizou diligências pela área.

Segundo o relato de Emília, foram ouvidos mais de dez disparos de armas de fogo à frente de sua casa, por volta das 11h30, no momento em que estava reunida com a família, lideranças políticas e candidatos a vereadores da sua coligação partidária. A postulante afirmou que, independente de ser ou não “tentativa de intimidação política”, ela seguirá “com mais coragem ainda” sua campanha. “Ouvimos os diversos disparos de arma de fogo em frente a minha casa. A polícia esteve presente no local para devidas providências e aguardam-se esclarecimentos desse vandalismo”, acrescentou.

“Que essa página da violência em Caucaia seja virada de vez dos nossos lares e que prevaleça a força para combatermos o ódio, a corrupção e as outras mazelas”, completou ela.

Ainda conforme o parecer da parlamentar, testemunhas relataram que dois homens armados com pistola 9mm em uma mesma moto circularam pela rua onde mora a deputada.

DIRETÓRIOS ESTADUAL E NACIONAL EMITEM NOTA

Os presidentes dos Diretórios Estadual – o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista – e Nacional do PSDB – Marconi Perillo -, emitiram nota de repúdio ao ocorrido. “O que era para ser uma disputa política limpa e justa para todos e todas, está se transformando em um atentado à democracia, em que criminosos querem intimidar e definir quem deve ou não concorrer nessas eleições de 2024”, escreveu Élcio.

A Executiva cearense da sigla, por meio da nota, expressa ainda o seu “total repúdio a qualquer forma de violência”, além de reiterar que “a candidata está preparada para mudar a situação de abandono que vive o povo de Caucaia”. “Nenhuma arma e nem munição calará a voz de Emília Pessoa. A luta do PSDB é para garantir que todo cidadão e cidadã tenha direito à segurança pública. Algo que nem o Governo Federal e nem o Estadual são capazes de oferecer”, completou.

“O medo prospera. A violência não pode ditar as regras do nosso Estado. Estamos com você, Emilia!”, finaliza a nota, assinada por Élcio.

A nota da Nacional inicia com o “mais profundo repúdio” ao atentado sofrido por Emília. “Um episódio gravíssimo que fere diretamente os princípios democráticos que tanto prezamos”, escreveu. “Manifestamos nossa total solidariedade à querida, íntegra e dedicada Emilia. É inadmissível que atos como este ainda ocorram em pleno 2024. Nossa jovem democracia permanece fragilizada, ameaçada por atos de violência política”.

Conforme a sigla, a “polarização extremada” está levando o país a um caminho perigoso, “onde o diálogo é substituído pela violência”. “É por isso que insistimos: há vida inteligente fora dos extremos. Não nos intimidarão”, acrescentou.

“Exigimos que a justiça seja feita e que nossa candidata receba a devida proteção. Cabe ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e ao TRE-CE [Tribunal Regional Eleitoral do Ceará] garantir a segurança e a proteção necessárias à deputada e sua família”, finaliza a nota, assinada por Marconi Perillo.

Confira a nota da SSPDS, na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias de uma ocorrência de disparos de arma de fogo, que ocorreu na manhã desse sábado (17), em uma via pública no bairro Capuan, no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada e realizou diligências pela área. A PCCE reforça a importância do registro de Boletim de Ocorrência (BO), por meio do qual podem ser repassadas informações que contribuam para a elucidação do caso. O Boletim de Ocorrência pode ser registrado presencialmente, em qualquer unidade da PCCE, ou por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), disponível no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, a qualquer hora do dia ou da noite. A Deletron atende todo o Estado do Ceará. A Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) é a unidade da Polícia Civil que investiga os crimes na área.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC). O sigilo e o anonimato são garantidos.

[ Mais notícias ]