O Governo do Ceará inaugura nesta terça-feira (3) a cozinha solidária de número 1.300. A data marca um ano da abertura da primeira cozinha vinculada ao Programa Ceará Sem Fome. O novo equipamento ficará localizado no bairro Vila Velha, em Fortaleza. A inauguração acontece a partir das 16h30, contando com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e da presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa e primeira dama do Estado, Lia de Freitas.
O programa distribui cerca de 100 mil refeições por dia. Desde o início da do Ceará Sem Fome foram entregues mais de 17 milhões em todo o Estado. Anteriormente, a presidente do Comitê Intersetorial de Governança, Lia de Freitas, havia adiantado ao OPINIÃO CE, que haveria a ampliação do número de beneficiados no recebimento de refeições gratuitas em 30% a partir das novas adesões do programa. Ela informou que seriam incluídas cerca de 30 mil refeições diárias com novas cozinhas comunitárias sendo cadastradas.
O Ceará Sem Fome é dividido em quatro eixos: Acesso à Alimentação Saudável; Promoção da Produção de Alimentos; Qualificação, Empregabilidade e Geração de Renda; e Governança do Programa Ceará Sem Fome. Além disso, o programa é uma política transversal, contando com outras ações como a distribuição do cartão mais infância para 150 mil famílias, de R$ 100 para cada, que complementa como prioridade o complemento de refeições, a entrega de vale-gás, o programa Mais Nutrição, que faz, junto aos permissionários na Ceasa [Centrais de Abastecimento do Ceará], tanto de Maracanaú, como do Cariri, o aproveitamento de verduras e frutas para formar sopas com legumes desidratados, doados para crianças carentes no Estado.
Outro eixo do programa ainda lançou um conjunto de ações que buscam estabelecer a autonomia financeira do público alvo através de capacitações para os beneficiários, auxiliando a sua entrada no mercado de trabalho e apoiando o empreendedorismo. A iniciativa surge da parceria público privado, permitindo que os participantes possam se inserir no mercado de trabalho ou criar seu próprio negócio. O governo deverá, em seguida, orientar o acesso às instituições financeiras, que possam custear as despesas desses microempreendedores.
Serviço
Um ano das cozinhas Ceará Sem Fome e abertura da de número 1.300
- Data: 3 de setembro (terça-feira)
- Horário: 16h30
- Local: Cozinha Vidança (Avenida L, 400, Vila Velha – Fortaleza – CE)
