Menu

Helicóptero da Ciopaer parte para ajudar em resgates no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), decolou na manhã desta terça-feira (7) para auxiliar nos trabalhos de resgate no Rio Grande do Sul. “Desejo boa sorte e ótimo trabalho aos militares cearenses envolvidos nesta operação. O Governo do Ceará não tem medido esforços para ajudar o povo gaúcho a superar este momento de tristeza e dor”, escreveu o governador Elmano de Freitas (PT) em suas redes sociais.

No sábado (4), Elmano já havia anunciado o envio de apoio para ajudar em salvamentos de possíveis vítimas no RS, que sofre com cheias. Conforme o mandatário, o Estado disponibilizou um efetivo de 12 profissionais, entre mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em salvamento em escombros. Também foram enviando dois cães para auxiliar nas buscas, além de duas embarcações, três viaturas e outros equipamentos de salvamento.

DOAÇÕES

Além do apoio com materiais, o Estado disponibilizou os aeroportos regionais para recebimento de doações para as vítimas das enchentes. A campanha iniciou nesta segunda-feira (6), nos terminais que contam com voos comerciais. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água e itens de higiene pessoal. Os pontos de coletas estão localizados em Canoa Quebrada, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, São Benedito e Sobral. 

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, também está recendo doações. A Aena Brasil, responsável pela administração do terminal regional, anunciou a ação nesta terça-feira (6), informando que à população cearense pode doar roupas; absorventes e roupas íntimas; água potável; brinquedos; fraldas; itens de higiene pessoa; alimentos não perecíveis; medicamentos dentro da validade.

TRAGÉDIA

O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas já chegou a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7). O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos.

Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado. O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos. As informações são da Agência Brasil.

Endereços dos aeroportos regionais

Aeroporto de Aracati

  • Vila Grega, Pedregal – Aracati

Aeroporto de Crateús

  • R. Maria de Nazaré Campelo, n° 1242, Campo Velho – Crateús

Aeroporto de Iguatu

  • Rua Adeodato, R. Ezaú Matos Cavalcante, s/n, Flores – Iguatu

Aeroporto de Jericoacoara

  • Cruz, CE

Aeroporto de São Benedito

  • Estr. da Lagoa – São Benedito

Aeroporto de Sobral

  • Av. Cmte. Maurocélio Rocha Pontes, nº 501 – Sobral

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes

  • Av. Gov. Virgílio Távora, nº 4000 – Juazeiro do Norte