O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na manhã deste sábado (4), o envio de apoio para ajudar nas buscas e salvamentos de possíveis vítimas no Rio Grande do Sul, que sofre com cheias. “Nosso Corpo de Bombeiros irá com efetivo de 12 profissionais, entre mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em salvamento em escombros. Também estamos enviando dois cães para auxiliar nas buscas, além de duas embarcações, três viaturas e outros equipamentos de salvamento”, disse Elmano.
“Manifesto, mais uma vez, minha solidariedade às famílias das vítimas desta tragédia. É um momento de união entre os estados para oferecer toda ajuda necessária para o povo gaúcho superar esse triste momento”.
Nesta sexta (3), o Consórcio Nordeste, coalizão formada pelos nove estados da região, também anunciou mobilização para envio de brigadistas e EPI’s para as áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. “Em ato solidário e, a partir de uma força tarefa conjunta, todos os estados do Nordeste se unem em auxílio humanitário ao estado gaúcho neste momento”, disse nota da entidade. Na última quinta-feira (2), o Governo da Bahia enviou 22 bombeiros militares, uma equipe médica e EPI’s para as regiões afetadas.
Além de Ceará e Bahia, a Paraíba enviou viaturas tipo ABS, embarcações infláveis, equipes de salvamento, binômios certificados em restos mortais e viaturas de canil. O Rio Grande do Norte, por sua vez, disponibilizou bombeiro militares especialistas em operações com embarcações, 2 pick ups e embarcações completas. Sergipe enviou ao RS viaturas do tipo pick up, botes infláveis, além de equipes de salvamento e binômios.
RIO GRANDE DO SUL
O Rio Grande do Sul já registra mais de 60 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. As consequências das chuvas também seguem afetando os serviços de telecomunicações em todo o estado, dificultando inclusive os trabalhos de resgate. Clientes da operadora TIM de 63 cidades estão sem acesso à telefonia e internet. Usuários da Vivo de 46 municípios também não conseguem acessar os serviços. Já a Claro enfrenta problemas em 19 localidades.