Menu

Sobe para 83 o número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas, aponta novo boletim

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas. O Ceará e outros estados nordestinos anunciaram, neste fim de semana, o envio de equipes de salvamento para auxiliar nas buscas.

Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical. Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e este é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA

As chuvas também ocasionaram danos nos serviços de infraestrutura estaduais, ocasionando falta de energia elétrica e de abastecimento hídrico. Os prejuízos nos serviços de telecomunicações também têm dificultados os resgates.

Neste domingo (5), a Defesa Civil informou que, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número ficará disponível para receber as informações. Também é possível se cadastrar pelo Whatsapp: número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.