Jogo mais importante do Estado, o Clássico-Rei será disputado pela primeira vez no ano neste sábado (17). O jogo, que envolve o Fortaleza e o Ceará, ocorre às 16h40, na Arena Castelão. Válido pela quinta e última rodada da primeira fase do Campeonato Cearense, o embate é decisivo para o Leão do Pici, já que, para o clube, ainda não há a garantia de finalizar a etapa na primeira posição do seu grupo, o que o classificaria diretamente às semifinais. O Vozão, por outro lado, quase não tem chances de perder o posto de líder do seu grupo.
Mandante do confronto, o Fortaleza chega para o jogo vindo de uma vitória por 3 a 1 pela Copa do Nordeste contra o River do Piauí, no Castelão. Apesar do resultado positivo contra o clube piauiense, o clube teve dois pênaltis desperdiçados, pelos atacantes Thiago Galhardo e Pedro Rocha. Até o momento, o Leão do Pici realizou sete jogos na temporada, sendo cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, exatamente os dois anteriores à partida ante o River, contra Ferroviário (1 a 1 pelo Cearense) e CRB/AL (derrota por 1 a 0 pela Copa do Nordeste).
Com 16 gols marcados e cinco sofridos, o clube chega ao confronto tendo marcado tentos em quase todas as partidas do ano – apenas contra o CRB não marcou. Dos jogadores do elenco, o atacante Yago Pikachu é o que mais balançou as redes, com quatro marcados. O atleta atuou em todos os jogos do escrete vermelho-azul-e-branco até então. O jovem venezuelano Kervin, joia da base do clube, é outro nome que tem se destacado na temporada.
Leia mais | Joia venezuelana da base do Fortaleza fala sobre emoção em integrar o elenco profissional
Para a partida deste fim de semana, o Fortaleza precisa vencer para garantir a primeira posição do Grupo A. Em caso de empate, as chances de terminar a etapa na liderança ainda são grandes, mas haveria possibilidade do Maracanã, segundo colocado, ultrapassá-lo. Com 10 pontos, o Leão está dois à frente do clube de Maracanaú. Caso empate, seria necessário tirar um saldo de gols de seis de diferença entre as duas equipes (9 do Fortaleza e 3 do Maracanã) para que perdesse a primeira posição. A classificação na ponta da tabela é importante, pois os dois líderes são garantidos na semifinal do torneio.
CEARÁ
O Ceará, por outro lado, chega ao confronto em uma situação mais tranquila que o seu arquirrival. O clube é o líder do Grupo B, com três pontos de diferença para o segundo colocado, o Iguatu. Na situação, apenas uma derrota histórica do Vovô ou uma vitória heróica do Azulão do Centro-Sul contra o Floresta poderiam mudar o resultado final da classificação, já que os dois estão separados em 11 tentos no saldo de gols.
Mesmo Invicto na temporada, o Vozão possui uma vitória a menos que o Fortaleza no ano, com quatro. Dos triunfos, foram três pelo estadual e um pela Copa do Nordeste, na primeira rodada do certame contra a Juazeirense, fora de casa, por 1 a 0. Pelo Cearense, aliás, das quatro partidas disputadas, duas terminaram em goleada (6 a 0 contra o Atlético e 5 a 0 contra o Caucaia). O Alvinegro de Porangabuçu tem 15 gols marcados na temporada. Do total, um terço (cinco gols) são de autoria do atacante Erick Pulga. O atleta chegou no ano passado no clube, vindo do Ferroviário. No momento de sua chegada, a expectativa para que ele assumisse a titularidade do ataque não teve resultado. No entanto, neste início de 2024, ele já vem se destacando.
