Voltar ao topo

25 de março de 2025

Joia venezuelana da base do Fortaleza fala sobre emoção em integrar o elenco profissional

Kervin Andrade foi o autor de um dos gols do Leão do Pici na estreia do clube no Campeonato Cearense
Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Compartilhar:

O meio-campista venezuelano Kervin Andrade, autor de um dos gols do Fortaleza na estreia do clube no Campeonato Cearense de 2024, no 2 a 0 contra o Horizonte, falou sobre a emoção de ser chamado ao elenco profissional do Leão do Pici. “Tuti” Andrade, como gosta de ser chamado, foi destaque do Tricolor na Copa São Paulo de Futebol Júnior – a “Copinha” – deste ano. O atleta está presente na lista de 20 meias-atacantes mais promissores do futebol mundial, conforme o International Centre For Sports Studies (CIES).

Durante a Copinha, o atleta chamou a atenção da comissão do profissional, quando foi convocado para integrar o plantel principal. Segundo Kervin, o treinador da base do Leão do Pici, Léo Porto, o chamou para conversar. “Ele chegou e falou: ‘Kervin, você vai se apresentar com a equipe profissional na quinta-feira’”, disse.

Quando ele me disse isso, eu não soube como reagir e, ao entrar no ônibus, eu comecei a chorar de alegria. Foi uma notícia incrível para mim e para minha família, porque era o meu primeiro objetivo desde o início, poder vivenciar o dia a dia e os treinamentos com eles”, completou.

Após a conquista, o venezuelano comunicou a sua família. “Após chorar de alegria, resolvi ligar para a minha mãe, contei que a comissão havia me chamado para se apresentar com o profissional e ela demorou para acreditar, em seguida ela passou a me parabenizar pelo meu esforço e trabalho, com muita felicidade. Não consegui contato com meu pai porque ele estava no trabalho e eu não tinha sinal para ligar. Contei ao meu irmão que também comemorou bastante e que tudo estava acontecendo com a graça de Deus e a disciplina que coloquei nos meus treinos”, completou ele, emocionado.

ADAPTAÇÃO AO FUTEBOL BRASILEIRO FOI DIFÍCIL

Ainda de acordo com o atleta, que está na base do Fortaleza desde julho de 2023, no começo a adaptação foi difícil, já que vinha do exterior, de um país que possui “outra intensidade e outra maneira de jogar futebol”. “Tudo isso somado ao fato de se falar outro idioma, mas o dia-a-dia com meus companheiros e a comissão técnica me ajudaram a ter confiança e poder desenvolver meu estilo de jogo, sou muito grato ao Clube por me abrir as portas”, afirmou.

Antes de ser contratado pelo Leão, ele foi observado pelo Centro de Inteligência do Fortaleza Esporte Clubes (Cifec), que teve sua atenção voltada ao jogador pelo desempenho de Kervin defendendo a seleção venezuelana de base e a equipe profissional do Desportivo La Guaira. O jogador ganhou ainda mais destaque quando foi considerado o melhor jogador venezuelano no Torneio de Toulon, competição que reuniu jogadores entre 17 e 23 anos, em 2023.

[ Mais notícias ]