Menu

Sarto grava vídeo com a mãe, de 94 anos, e tenta costurar imagem mais popular

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), vem tentando costurar uma imagem mais popular entre a população fortalezense. Com pouco menos de nove meses para o primeiro turno das Eleições de 2024, o pedetista tem intensificado sua participação em eventos na periferia. Neste domingo (21), o gestor publicou um vídeo ao lado de sua mãe, a dona Licinha, costureira que o inspirou a iniciar o programa Costurando o Futuro.

“Minha mãe, de 94 anos, inspirou um dos programas mais bonitos e bem sucedidos da nossa gestão na Prefeitura de Fortaleza. O Costurando o Futuro já capacitou cerca de 20 mil pessoas e mantém 13 ateliês coletivos espalhados pela cidade. Mais oportunidade para o fortalezense empreender e gerar renda”, escreveu Sarto na publicação de vídeo em que aparece tomando café e conversando com a genitora.

O trabalho de sua mãe, durante sua infância, vinha para aumentar a renda de casa e também “vestir a família”, como narra o prefeito. “Hoje, mamãe continua costurando para enfeitar a casa, doar para a caridade e presentear familiares e amigos. Tenho muito orgulho de ser filho dessa grande mulher, que segue nos inspirando”.

Com o primeiro turno das Eleições Municipais marcado para o dia 6 de outubro, os pré-candidatos começam a se movimentar de forma mais ativa para se prepararem para o pleito. Sarto encontrou na participação em eventos na periferia a sua forma de se aproximar do eleitorado da Capital. Durante sua gestão, apesar de críticas da população em relação aos locais escolhidos para obras de melhorias, o prefeito tem frisado que o seu governo “também é da Periferia”. Em mais de uma oportunidade, afirmou que pelo menos 90% das obras ocorrem distante dos grandes centros econômicos de Fortaleza.

ELEIÇÕES 2024

Além dele, pelo menos outros 10 pré-candidatos tentam concorrer à disputa. O PT, aliás, concentra metade do número. A sigla liderada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo governador Elmano de Freitas (PT) vive um impasse em torno do nome que vai representá-la nas Eleições em Fortaleza. O presidente do Legislativo, deputado estadual Evandro Leitão (PT); os também deputados estaduais Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT), presidente do PT Fortaleza; a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT); e o ex-deputado federal e atual assessor de assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno (PT), estão na disputa.

Leia mais | PT Ceará realiza reunião para definir “atuação e metas” para as Eleições de 2024

Ainda no espectro da esquerda, o Psol também vive impasse, mesmo que menor do que na disputa petista. No partido do deputado estadual Renato Roseno (Psol) e do presidente do Diretório Estadual Alexandre Uchôa (Psol), dois nomes têm surgido como possibilidade: o produtor cultural Técio Nunes (Psol) e a professora Maya Eliz (Psol).

Já na direita, três nomes de três partidos diferentes despontam como pré-candidatos. Do União Brasil, e uma das possíveis candidaturas mais fortes ao pleito, o presidente do Diretório Estadual da legenda, Capitão Wagner, é o único dos três que já disputou Eleições Municipais. Nas últimas duas oportunidades, aliás, ele foi ao segundo turno, mas acabou sendo derrotado pelos candidatos do PDT. Outros dois pré-candidatos da direita, o senador Eduardo Girão (Novo) e o deputado federal André Fernandes (PL), devem ter suas candidaturas mais ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).