Menu

Sanção do projeto VaiVem Livre é adiada; data ainda será definida

Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo Opinião CE

A sanção do projeto de Passe Livre dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o VaiVem Livre, foi adiada pelo Governo do Ceará. A cerimônia estava marcada para às 15h desta segunda-feira (11), no Palácio da Abolição. O motivo do adiamento não foi informado pelo Executivo estadual.

O projeto que garante duas passagens gratuitas para os ônibus intermunicipais da RMF, será implantado, de início, para os estudantes de instituições públicas e privadas que estejam regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião.

Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), o programa será detalhado após a sanção da medida. “Tenho que entregar os cartões. Já estamos rodando e produzindo os cartões para entregar para a área que nós achamos mais adequada iniciar”, disse. “Nós somos municípios diversos, é a primeira região metropolitana do país que terá a passagem de ônibus gratuita, efetivamente limitada ao orçamento do Estado, mas como dissemos na campanha a pessoa poderá vir para Fortaleza e voltará”, destacou.

CARTÃO VAIVEM LIVRE

Todos os beneficiários receberão gratuitamente um cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre, que será utilizado dentro dos transportes metropolitanos. O cartão é intransferível e promete, ainda, armazenar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário. Pelo programa, o Executivo estadual subsidiará as empresas de ônibus para compensar uma passagem de ida e volta entre os municípios da RMF.