Menu

Elmano assina decreto de tombamento do Campo de Concentração do Patu

Foto: Reprodução/Acrísio Sena

O governador Elmano de Freitas (PT) assinou nesta segunda-feira (27) o decreto de tombamento do Sítio Histórico do Patu, em Senador Pompeu. O tombamento foi aprovado, de forma unânime, no Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), em agosto de 2022, na Biblioteca Pública do Ceará. No ano passado, o espaço, que compõe uma parte importante da história do Ceará e já era considerado patrimônio histórico-cultural em nível municipal, completou 90 anos de existência.

O processo de tombamento aconteceu em tempo recorde a partir da parceria entre Governo do Estado, IFCE, gestão de Senador Pompeu e Assembleia Legislativa do Ceará.

“O antigo campo de concentração de retirantes da seca, torna-se patrimônio histórico e artístico do Ceará. Tão importante quanto a preservação do Sítio Histórico, a medida traz à tona as histórias de vida das pessoas que ali estiveram e como a seca de 1932 institucionalizou as práticas de confinamento. É o reconhecimento de um crime contra a humanidade, em especial, contra os mais pobres”, escreveu o governador Elmano de Freitas ao anunciar a assinatura do decreto.

IMPORTÂNCIA

Em 2022, os deputados estaduais aprovaram projeto de lei que reconhece a relevância histórica e cultural da Vila dos Ingleses, conhecida como Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu. Em junho de 2021, o sítio arquitetônico já havia sido considerado patrimônio histórico-cultural em nível municipal. Dos campos de concentração que foram erguidos no Estado, o de Senador Pompeu é o único que ainda possui edificações. Ele conta com um canteiro de obras com 12 casarões, 160 casas de taipa e três casas de pólvora. Calcula-se que morreram cerca de 12 mil pessoas, mais da metade dos concentrados.

Neste ano, o telhado do Casarão da Inspetoria começou a ser restaurado. “Uma conquista através de emenda parlamentar nossa. É o resgate da história e da memória de Senador Pompeu”, aponta o ex-deputado estadual e historiador Acrísio Sena (PT), que participou ativamente do processo de tomabamento.

Em agosto de 2022, o OPINIÃO CE publicou entrevista exclusiva com a coordenadora de patrimônio do Ceará, Jéssica Ohara, que participou diretamente do tombamento. Confira aqui a entrevista completa.