Menu

Após polêmica sobre retirada de árvores no Jóquei, Prefeitura inicia replantio das plantas

Foto: Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza

Após a retirada de nove árvores da espécie nim indiano à frente do North Shopping Jóquei, no bairro Jóquei Clube, a Prefeitura de Fortaleza iniciou nesta sexta (24) o plantio de cinco árvores adultas. As plantas, segundo a Capital, são quatro da espécie ipê e uma paineira. As plantas, localizadas ao lado do shopping, serviam de sombra para vendedores ambulantes que trabalham no local. A espécie, como defendeu o Executivo municipal, é exótica e nociva à flora e à fauna de Fortaleza.

Com o corte das árvores, tanto moradores como os próprios vendedores criticaram a decisão da Prefeitura, que, como informa a gestão, foi autorizada. O vereador Eudes Bringel (PSB), em entrevista ao OPINIÃO CE, afirmou que a oposição de José Sarto (PDT) pressionou para que a Prefeitura solucionasse o impasse. O parlamentar questionou: “se não fosse essa pressão teriam sido plantadas?”. Cerca de 20 vendedores, de acordo com Bringel, dependem “daquela renda”. “Quem ganha um salário mínimo no shopping não tem condições de almoçar lá, nós todos sabemos que lá é mais cara a alimentação”, completou.

“No momento que estamos passando, o Ceará, um estado quente, Fortaleza quentíssima, e nesse momento que estamos talvez na maior crise de calor que assola a cidade, temos a retirada de árvores. Vai contra a realidade que seria de mais plantios”, criticou o parlamentar.

Veja Mais | El Niño: secretário destaca ações para se preparar para o fenômeno no Ceará em 2024

Veja Mais | “Não há mais dúvidas, teremos uma seca no ano que vem”, diz presidente da Funceme

Segundo o vereador, foi feito um requerimento para a Secretaria, com a solicitação de mais esclarecimentos. Como afirmou Eudes Bringel, ambulantes o comunicaram que o motivo para a retirada da sombra das árvores seria para que eles não permanecessem no local. “Há aproximadamente 15 dias, eles foram retirados para outra rua lateral, totalmente no sol, e lá acabou que os clientes não foram mais. Então eles voltaram para o espaço antigo, o shopping solicitou a retirada das árvores e foi prontamente atendido pela Prefeitura”.

RETIRADA FOI AUTORIZADA

Conforme Bringel, o secretário Sócrates Cabral, da Secretaria Regional 11, foi quem autorizou a retirada das árvores. Ainda de acordo com o parlamentar, o artigo utilizado para autorizar a ação já foi revogado no Código da Cidade. “O secretário da Regional 11 está meio perdido”, disse. O peessebista continuou sua fala, levantando preocupação ao que informava o documento.

“Quando pegamos o documento, para a nossa surpresa, o próprio secretário orienta que as [árvores] que foram retiradas fossem substituídas por 18 da mesma espécie. Então como você tirou uma árvore justificando que ela era nociva e pede para plantar novamente em dobro? Isso não ficou esclarecido”.

O plantio, como comunicado pela Prefeitura de Fortaleza, foi iniciado com a plantação de espécies distintas e não nocivas.