O deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), presidente do PT Fortaleza, falou ao OPINIÃO CE sobre as metas do partido para as eleições na Capital no próximo ano. “Temos uma meta muito clara de apresentar para a cidade de Fortaleza uma alternativa que unifique todos os partidos que compõem a base do Governo Elmano aqui na Assembleia Legislativa, os que estiveram conosco em 2022 e outros que se agregaram”, afirmou.
“Entendemos que Fortaleza pede essa conservação política. A capacidade de unidade das lideranças do governador Elmano de Freitas [PT], do ministro Camilo Santana [PT] e dos partidos aliados é capaz de agregar e construir um projeto não só qualificado em termos de gestão para a cidade, mas muito sólido em termos de sustentação política”.
As legendas aliadas ao PT na Assembleia são PSB, PSD, MDB, Progressistas, Republicanos, PCdoB, Avante e PNM. O PDT, vive uma disputa interna, com maioria (10) dos quadros apoiando a gestão de Elmano e com três dissidentes. Entre os nomes de apoio estão o do presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), e do líder do Governo na Assembleia, Romeu Aldigueri (PDT). Já na outra ala política dentro da legenda, três pedetistas fazem oposição: Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Queiroz Filho (PDT).
O NOME PETISTA PARA O PLEITO
Evandro tenta na Justiça a sua desfiliação do PDT para poder concorrer à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano. Sobre o presidente da Casa, Guilherme Sampaio não descartou a possibilidade dele ser o nome petista ao pleito, caso se filie ao PT. “Se por acaso ele manifestar essa preferência de colaborar nos quadros do Partido dos Trabalhadores, sem dúvida nenhuma é um quadro apto para disputar qualquer função pública”. Entretanto, o parlamentar ressaltou que “temos que começar, inicialmente, discutindo aqueles nomes que fazem parte do partido”.
“Estamos no momento de exercício interno do diálogo, da construção de unidade, e esperamos que isso resulte não só numa unidade do Partido dos Trabalhadores, mas também do campo de partidos que atualmente governam o Ceará conosco para podermos apresentar uma candidatura forte e vitoriosa nas eleições de 2024”.
Além do presidente do Legislativo, outros nomes vêm sendo ventilados para ser o candidato do PT nas eleições: a deputada federal Luizianne Lins (PT), ex-prefeita de Fortaleza; a deputada estadual Larissa Gaspar (PT); o ex-deputado federal Artur Bruno (PT); e o próprio Guilherme Sampaio.
FEDERAÇÃO COM PCDOB E PV
Ainda ao OPINIÃO CE, Guilherme também informou que foi constituída uma federação com o PCdoB e o PV para as candidaturas à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). “Há 10 dias, reunimos os presidentes estaduais e municipais dos três partidos, e todos os meses tenho me reunido com a presidenta do PCdoB e o presidente do PV para que a gente atualize a nossa análise de conjuntura”. De acordo com o parlamentar, no mês de novembro deve ser realizado o primeiro encontro dos pré-candidatos da chapa. “Queremos que o PV e o PCdoB recuperem o seu assento na Câmara Municipal, e o PT mais que duplique a sua representação”, completou ele.
