Um relatório técnico que vinha sendo preparado desde agosto aprovou a instalação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na capital cearense, no Ceará. O trabalho avaliou estruturas físicas da antiga Base Aérea de Fortaleza. A confirmação se deu durante visita do governador Elmano de Freitas (PT) à sede do ITA em São Paulo. Com a aprovação, o relatório segue agora para o presidente Lula (PT), que deverá dar os encaminhamentos necessários.
“Estamos dando mais um passo para consolidar um grande processo”, destacou o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. “Hoje foi a entrega do relatório que fez todo o estudo de viabilidade. Esse relatório aprova a implantação do ITA com cursos inovadores. É mais um passo importante para o ITA, que é um grande orgulho da população brasileira“, frisou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
“É uma grande conquista para o Nordeste e para o Norte brasileiro. Saio hoje orgulhoso de todo o trabalho que vem sendo realizado. Imaginar que isso vai ser realizado no Nordeste brasileiro, em Fortaleza, é motivo de muito orgulho. Teremos um futuro brilhante para o nosso País e para a nossa região”, comemorou Elmano.
Também participaram do momento a senadora Augusta Brito (PT), também participou do momento e comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno. Os ministérios da Defesa e da Educação oficializaram, em agosto, o acordo de cooperação para elaboração de estudos preliminares para a criação do campus avançado. Esta será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, em SP, onde o ITA se tornou uma referência na educação superior brasileira.

Os estudos avaliaram a estrutura física da antiga Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia. A escolha do Ceará para ser sede do novo campus não foi por acaso. Sendo considerado um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o Ceará tem sido destaque há anos em aprovação. Somente em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no ITA foram candidatos matriculados no Estado.
“Nós temos pesquisa no Ceará na área de energias, de bioengenharia, engenharia de sistemas e para nós será um motivo de muito orgulho, não só para o Ceará, mas para todo o Nordeste, e Norte, porque está criando um centro de excelência, de pesquisa e desenvolvimento”, pontuou Elmano. “Tenho absoluta segurança que tudo que está acontecendo no Nordeste, na área de energia renovável, de hidrogênio verde, com investimentos que temos da FioCruz, com parceiros da França, que vão desenvolver pesquisas no nosso Estado, e a chegada do ITA, [tudo isso] representará um grande avanço de conhecimento, da pesquisa e desenvolvimento para o Brasil e para a nossa região”, concluiu.
ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica. A Instituição é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos. Uma de suas grandes características é o percentual de aprovações por estudantes de escolas cearense, representando uma média aproximada de 40%.
Nesse contexto, considerando o alto índice de aprovação no ITA por alunos oriundos de escolas cearenses, somado à infraestrutura já existente e relevante da Força Aérea Brasileira, vislumbrou-se a possibilidade de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Educação, com vistas a ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência.
