O senador cearense e presidente estadual interino do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Cid Gomes, participa neste sábado, 30, de uma missão institucional da legenda em alguns municípios do Sertão Central, região historicamente importante para a sigla no contexto eleitoral. A comitiva, que inclui o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PDT), visa fortalecer o partido, pacificar divergências internas e consolidar parcerias com o Governo do Estado. A ala do partido liderada por Cid apoia o governador Elmano de Freitas (PT) e defende uma reaproximação com o PT.
Em entrevista ao OPINIÃO CE, Maurício Pinheiro ressaltou que ao senador Cid Gomes foi confiada uma missão, ao assumir interinamente a direção estadual do partido: garantir a estabilidade e coesão do PDT no Ceará após resultados de 2022. Maurição, como é conhecido, detalhou os esforços para concretizar esse desafio.
“A iniciativa pretende frear a sangria do partido e manter prefeitos, vereadores e deputados estaduais no PDT, para que possam enfrentar com sucesso as próximas eleições em 2024. Cid Gomes assumiu o compromisso de unificar os membros e criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento político do PDT no Ceará”, aponta.
A comitiva, que engloba ainda o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e os deputados estaduais Marcos Sobreira e Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa do Estado (Alece), tem visitado várias regiões do Estado, como Norte (Sobral) e o Cariri. O foco tem sido ouvir dirigentes partidários e a base eleitoral, a fim de construir uma posição conjunta até o início de dezembro, em apoio ao governo de Elmano de Freitas. A jornada pelo Sertão Central inicia por Quixadá, às 8h, e contará com a presença do deputado estadual Osmar Baquit e também do prefeito Ricardo Silveira, além de partidários locais.
De lá, às 10h, a comitiva do PDT segue para Quixeramobim, onde se encontra com o prefeito Cirilo Pimenta e lideranças da cidade. Às 12h, está previsto um almoço em Senador Pompeu. Estão previstas as presenças de outras lideranças, como o presidente nacional em exercício do partido, deputado federal André Figueiredo (que apoia os nomes de Roberto Cláudio e do prefeito de Fortaleza, José Sarto), de alguns deputados estaduais e de prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul): Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole.
LIDERANÇA
O prefeito de Senador Pompeu destaca, em entrevista ao OPINIÃO CE, que o senador Cid Gomes exerce uma liderança indiscutível no Interior do Ceará e tem como meta “pacificar” e “fortalecer o partido”. “A liderança do senador Cid é explícita no Interior do Ceará. Nós não podemos negar que o maior líder político hoje do PDT é o Senador Cid”, afirmou. Maurição enfatiza a importância de superar divergências internas e manter a unidade partidária, especialmente considerando o atual cenário desafiador do País e do Estado. Ele menciona ainda que o PDT é parceiro do Governo Federal. O presidente nacional licenciado do partido, Carlos Lupi, por exemplo, é ministro do Governo Lula (PT).
“Perdemos a eleição, mas não perdemos a guerra. Temos que estar unidos para lutar pela população. Temos divergências internas do PDT, mas essas divergências estão exclusivamente no PDT da Capital. O senador Cid, com muito respeito, está tentando também, respeitar a posição deles, mas nós, prefeitos e dirigentes do PDT no Interior, queremos uma parceria com o Governo do Estado. Fora do meu partido, sou parceiro de outros e trabalho para uma união. O grande beneficiado é a população”, disse.
Na Capital, o partido vive um conflito interno. Ala do PDT ligada a Roberto Cláudio e Sarto na Assembleia Legislativa do Ceará, por exemplo, faz oposição ao Governo Elmano. Compõem o bloco os deputados Queiroz Filho, Antônio Henrique e Cláudio Pinho. Em entrevista ao OPINIÃO CE no último dia 18, o senador cearense disse “sonhar” com o PDT ocupando a cabeça de chapa nas eleições municipais, tendo o apoio do PT, em Fortaleza. Para tal, o presidente interino defende um “nome agregador”, que “represente o projeto e uma aliança partidária”.
ELEIÇÕES
Quanto às eleições, Maurição afirmou que o PDT possui cerca de 60 prefeituras no Ceará, tornando-se o maior partido do Estado em número de prefeitos e vereadores. A meta é manter a posição, reanimando o processo eleitoral para conquistar novas cadeiras e municípios. “É o maior partido do Ceará, tem o maior número de prefeitos e de vereadores. Como perdemos eleição em 2022, é natural haver uma queda. Manter este tamanho é muito difícil, porém, o senador Cid está nessa luta para que o PDT continue como o maior partido do Estado. É essa missão que nós do PDT temos com o senador Cid: reanimar o processo eleitoral, para que nossos representantes nos municípios se animem”, destaca.
“O PDT sairá mais uma vez como o partido com o maior número de prefeitos do Ceará, sem dúvidas nenhuma. Conquistaremos novas cadeiras, novos municípios, porque o PDT é o partido mais preparado do Estado”.
