O governador Elmano de Freitas (PT), nesta segunda-feira, 25, falou sobre a segurança no Estado do Ceará. Ainda neste mês, sete detentos fugiram da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, no último dia 16, e nove fugiram da Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho, em Itaitinga, na última segunda, 18. “Determinei o acompanhamento aproximado do que está ocorrendo para evitar qualquer ação que colocasse num patamar superior de violência”, disse.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, no entanto, os índices de violência tem diminuído no Ceará. “Em comparação ao ano anterior, homicídios, furtos e roubos sofreram diminuição”, apontou Elmano. No entanto, o petista ressaltou a preocupação com disputas territoriais. “Porém, temos tido episódios no que diz respeito à disputa de território de facções e organizações criminosas. Estamos solicitando que a inteligência possa acompanhar de perto”, completou.
“É algo que tenho que fazer em um aspecto mais reservado, de ações de inteligência, para que não se crie uma situação de violência no Ceará, que não é o momento. Mas exige cuidado porque em virtude dessa disputa podem ter episódios como ocorreram nos anos anteriores“.
Elmano pontuou que a violência no Estado tem diminuído de forma sequencial. “2023 é uma redução comparado a 2022, que é uma redução comparado a 2021”. Mas frisou que os dados ainda são muito elevados. “Vamos trabalhar para diminuir mais, é um tema que tenho absoluta segurança que preocupa muito a sociedade. Temos que garantir essa sensação de tranquilidade em todo Estado, especialmente na Região Metropolitana de Fortaleza”, afirmou.
